quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Aprenda o que é o PGDAS-D e saiba como acessar


 
Foto: Reprodução

O Regime tributário do Simples Nacional é reconhecido pelo recolhimento de tributos simplificado, por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Com essa guia de recolhimento a burocracia diminui muito.

O Simples Nacional é direcionado para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), muitos empreendedores desejam abrir as suas empresas e integrar este regime simplificado, mas esses empreendedores tem diversas dúvidas sobre esse regime e nós vamos ajudar.

Muitos empresários não sabem o que é o PGDAS-D e também não sabem como acessar esse programa, mas hoje nós vamos ajudar esses empreendedores, vamos tirar as suas dúvidas.

Acompanhe este artigo e se informe sobre o que é o PGDAS-D e saiba como acessar esse programa.

O que é o PGDAS-D?
As empresas pertencentes ao Simples Nacional devem realizar a emissão do DAS (Documento de Arrecadação Simplificado) mensalmente, esse documento é a guia única de recolhimento de impostos do Simples Nacional.

No DAS estão presentes todos os impostos de uma empresa que pertence ao Simples Nacional, mas para ter acesso ao DAS é necessário o PGDAS-D (Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório).

Como o PGDAS-D funciona?
Como já citamos, o PGDAS-D realiza a emissão da guia única de recolhimento do Simples Nacional, mas esse programa não faz só isso.

As informações prestadas no PGDAS-D funcionam como uma declaração feita mensalmente e constituem a confissão de dívida para que sejam cobrados das empresas os tributos que não tenham sido recolhidos à secretaria da Receita Federal.

O cálculo do dos tributos do Simples Nacional e a declaração devem ser feitas mensalmente para realizar a emissão do DAS.

Após a emissão, o pagamento deve ser feito até o dia 20 do mês subsequente ao período de apuração.

Quando não houver expediente bancário na data de pagamento, o recolhimento deverá ser efetuado até o dia útil imediatamente posterior, a não ser que o pagamento seja feito por PIX.

Como acessar o PGDAS-D?
O PGDAS-D fica disponível no portal do Simples Nacional, para acessar ele é necessário um Código de Acesso, que é gerado pelo próprio portal do Simples Nacional.

No portal do Simples Nacional clique na tela “Cálculo e Declaração” e após isso em “Clique Aqui”. 

O acesso também pode ser feito por meio de um certificado digital, veja as opções a seguir:

Certificado digital da própria Pessoa Jurídica (e-CNPJ);
Certificado digital do responsável legal da PJ perante o CNPJ (e-CPF);
Procuração RFB;
Procuração eletrônica.

Com informações do site: Jornal Contabil