sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Advocacia Privada: conheça o curso de especialização!


 
Foto: Reprodução


A Advocacia Privada é um campo de atuação profissional muito popular no Brasil: de acordo com o quadro  da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), atualmente encontram-se registrados mais de 1,2 milhões para o exercício do cargo de Advocacia.

Tendo em mente o grande mercado competitivo, se o seu objetivo é trabalhar com Advocacia Privada, algumas medidas são necessárias para se destacar e conquistar o seu diferencial. Uma delas, sem dúvida, está na conquista de uma especialização/ curso de pós-graduação para garantir mais autoridade profissional.

Assim, a Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada pode ser o primeiro passo em direção ao aperfeiçoamento acadêmico e profissional! Saiba mais detalhes sobre como ingressar e se destacar na Carreira de Advocacia Privada e como a especialização da Gran Pós pode ajudá-lo a atingir esses objetivos!

Advocacia Privada: como ingressar na carreira?
Se o seu objetivo é atuar como advogado no setor privado, você deverá:

Concluir o bacharelado em Direito em uma Instituição de Ensino devidamente reconhecida pelo MEC: o curso dura aproximadamente 5 anos;
Ser aprovado no Exame de Ordem;
Solicitar a  Inscrição de Advogado na Comissão de Exame da Ordem da Seccional em que realizou o Exame de Ordem;
Estar em dia com o pagamento da taxa de anuidade.

Advocacia Privada: quais são as opções de atuação profissional?
Uma vez decidido a atuar no ramo de Advocacia Privada, o profissional poderá escolher por:

Trabalhar por conta própria;
Associar-se a um escritório de advocacia;
Contratação CLT.
Cada uma das opções de atuação tem seus pontos positivos e negativos. Ao passo que atuar por conta própria possa ser complicado no início (uma base estável de clientes é construída com tempo, especialmente a partir da solidificação da reputação do advogado), pode ser a melhor opção para conduzir seu trabalho de maneira independente e até mesmo mais rentável, com o passar do tempo.

Em um Escritório de Advocacia, a clientela pode ser arranjada com mais facilidade, mas em contrapartida existe uma contribuição a partir dos ganhos. Em uma contratação CLT o valor recebido mensalmente é fixo, o que pode ser bom ou ruim, a depender do profissional.

Advocacia Privada: como se destacar?
Seja qual for seu segmento de escolha para atuação profissional na Advocacia Privada, a reputação e autoridade profissional são componentes essenciais para se destacar nesse meio. Vamos nos concentrar nestes dois pontos para listar as dicas abaixo. Veja:

Agregue valor ao seu trabalho
Buscando evitar a mercantilização da advocacia (Art. 39 da Resolução 02/2015), a OAB costuma ser bem rígida em relação aos métodos de divulgação dos serviços. De acordo com Código de Ética e Disciplina do órgão, a publicidade pode ser feita desde que não tenha o objetivo de captar clientela diretamente.

Assim, ao investir no Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais (que se tornaram a maior vitrine de conteúdos e serviços), criando conteúdos informativos para o público, você aumenta sua reputação profissional sem ferir os princípios de publicidade. O objetivo aqui é informar, agregando valor aos seus serviços.

Defina sua área de atuação
A competitividade no mercado trabalho apenas aumenta a cada dia e isso não é segredo. Nesse contexto, as pessoas cada vez mais buscam por profissionais especializados, isto é, que compreendam determinada área do Direito mais profundamente.

Pode parecer à primeira vista que a conquista de uma especialização vai diminuir sua clientela, diminuindo ainda mais as chances de obter clientes. Porém, esse movimento apenas direciona a natureza dos casos tratados, dando a você maior autoridade para tratar sobre aqueles em que é especialista.

São muitos os ramos de Direito em que a Advocacia Privada pode atuar, como por exemplo Direito do Consumidor, Civil, Trabalhista, Empresarial, Ambiental, Tributário, Penal e Eleitoral. 

Para de fato adquirir o Título de especialista em qualquer uma dessas áreas, o profissional deverá concluir um curso de pós-graduação lato-sensu em Direito, reconhecida pelo MEC.

Especialize-se
Quando você precisa cuidar de uma importante questão jurídica, qual desses profissionais você escolheria para cuidar do seu caso: aquele que atua há algum tempo na profissão, mas não demonstrou qualquer ímpeto para se atualizar e aprimorar profissionalmente ou aquele que está em constante movimento, atualizando-se e qualificando-se cada vez mais?

Se você escolheu o segundo, então suas chances de ter uma boa experiência seriam consideravelmente maiores. A Lei muda o tempo todo (vimos isso com mais força em tempos de incertezas e mudanças de paradigmas, como o tempo de pandemia e a nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus), assim é assim podermos contar com profissionais que se atualizam e aperfeiçoam constantemente.

A Pós-Graduação de Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada busca atualizar e qualificar o profissional de maneira ampla na carreira de Advocacia Privada, garantindo que possa defender os seus clientes de maneira ainda mais eficiente.

Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada: como é o curso?
Ao contrário da especialização em uma área específica do Direito, Pós-Graduação de Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada fornece um aprimoramento geral na sua atuação dentro da carreira de Advocacia Privada.

Assim, é uma especialização perfeita tanto para profissionais que já atuam na área, como também para quem está começando. Afinal, se você ainda está na dúvida em que área se especializar, o curso te dará uma visão ainda mais específica sobre as principais. Se você já atua no meio, o curso servirá para atualizá-lo e ensinar novas habilidades dentro do meio jurídico.

Confira abaixo os principais diferencias da Pós-graduação em Ciências Jurídicas aplicadas à Advocacia Privada:

Pós EAD 100% remota
Você não precisa se preocupar com deslocamento ou com horários específicos ao se matricular na Gran Pós: todas as aulas são disponibilizadas no modelo 100% online e você pode acessá-las quando e onde preferir.

Horários flexíveis
Não precisa se preocupar com calendários acadêmicos rígidos ao se comprometer com um curso de especialização da Gran Pós: aqui a organização realmente fica a cargo do aluno que pode decidir quando acessar as aulas e resolver as provas. A única obrigatoriedade é respeitar o prazo máximo de 18 meses para a conclusão integral do curso.

Certificação reconhecida pelo MEC
Conquiste o efetivo título de especialista em Ciências Jurídicas com a certificação da Gran Cursos Pós-Graduação, reconhecida pelo MEC e válida em todo o território brasileiro.

Conteúdo programático completo e objetivo
O curso de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Privada inclui não apenas conhecimentos teóricos essenciais para o exercício da profissão como também instruções de como conduzir atividades secundárias igualmente importantes para o desenvolvimento da sua carreira (como o Marketing Digital, por exemplo).

Veja abaixo a relação de conhecimentos ministrados nos 3 módulos essenciais do curso:

Módulos Disciplinas
I a) Direito Constitucional
b) Direito Tributário
c) Teoria Geral do Processo Constitucional e Ações Constitucionais Coletivas (Processo Constitucional)
d) Licitações e Contratos
e) Direito Administrativo
II a) O papel da Advocacia na formação dos Precedentes
b) Tópicos Essenciais em Direito do Consumidor
c) Marketing Digital; Contratualização de Honorários Advocatícios
d) Técnicas de negociação, Mediação e Procedimentos de Autocomposição
e) Comunicação e Oratória
f) Advocacia Cível (aspectos processuais)
g) Advocacia Criminal (aspectos processuais)
h) Advocacia Trabalhista (processo do trabalho)
i) PJe-Calc
j) Processo Judicial Eletrônico
k) Tópicos Essenciais em Penal
l) Tópicos Essenciais em Direito Civil
m) Tópicos Essenciais em Direito do Trabalho
III a) Tópico Especial I – Arbitragem
b) Tópico Especial II – LGPD e Direito Digital
c) Tópico Especial III – Recuperação judicial e de crédito
d) Tópico Especial IV – Direito Condominial
e) Tópico Especial V – Compliance, Gestão de Pessoas e ética
f) Tópico Especial VI – Direito à Saúde e Responsabilidade Civil
g) Tópico Especial VII – Advocacia Eleitoral
h) Tópico Especial VIII – Advocacia Imobiliária
i) Tópico Especial IX – Advocacia Extrajudicial

Módulo preparatório
Além dos 3 principais módulos, o curso de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas aplicadas à Advocacia Privada ainda reúne módulos sobre as principais áreas do Direito Privado, ajudando o aluno a se especializar de maneira mais aprofundada nas disciplinas que escolher.

Os conteúdos do módulo preparatório não são objeto de avaliação por provas. Confira abaixo a relação completa de matérias nesta especialização:

Módulos Disciplinas
Preparatório Direito Administrativo
Direito Ambiental
Direito Civil
Direito Constitucional
Direito do Consumidor
Direito do Trabalho
Direito Empresarial
Direito Internacional
Direito Penal
Direito Penal – Legislação Extravagante
Direito Processual Civil
Direito Processual do Trabalho
Direito Processual Penal
Direito Tributário
Direitos Humanos
Estatuto da Criança e do Adolescente
Ética e Estatuto da OAB
Filosofia do Direito

TCC opcional
Na Gran Cursos Pós-Graduação você decide se a realização do Trabalho de Conclusão de Curso é interessante ou não para sua especialização. Caso opte por realizar a avaliação, poderá contar com um módulo de iniciação científica, um tutor para tirar dúvidas e uma banca de professores para corrigir o seu trabalho.

Com informações do site: Gran Curso