quarta-feira, 10 de novembro de 2021

6 cartões de crédito para menores de 18 anos


 
Foto: Reprodução
O cartão de crédito é uma facilidade adquirida por muitos adultos e que exige uma certa disciplina para que os gastos não extrapolam o orçamento.

Muitos jovens, menores de 18 anos, também desejam usufruir dos benefícios de um cartão de crédito. No entanto, muitos deles não conhecem alguns cartões que se enquadram no seu perfil.

Confira a seguir quais cartões de crédito um menor de idade pode ter:

1º Conta jovem bb

O cartão de crédito da conta Jovem BB é destinado para adolescentes que não entraram na faculdade e que tenham entre 12 até 21 anos incompletos.

Para abrir uma conta Jovem BB é necessário comparecer em uma agência física do Banco do Brasil com os seguintes documentos em mãos: 

– Carteira de Identidade e CPF do menor e do seu responsável legal;

– Comprovante de residência emitido em até 90 dias;

 Os titulares entre 16 e 18 anos devem assinar os documentos de abertura da conta junto com o seu tutor;

– Apenas o responsável deve assinar a documentação de abertura de conta para titulares menores de 16 anos.

A conta Jovem BB é individual e o usuário tem o direito a cartão e cheque.

2- Cartão adicional C6 bank

O cartão de crédito C6 Bank é uma ótima opção para menores de idade que querem ter o seu primeiro cartão.

Ele é fácil e rápido de adquirir quando os pais já são clientes desse banco.

A opção para um menor de idade ter um cartão de crédito no C6 Bank é os pais pedirem um cartão adicional para esse jovem. O titular da conta tem o direito de fazer até 6 cartões adicionais.

Além disso, é possível personalizar esses cartões com cores diferentes e as iniciais dos nomes de cada usuário.

Um ponto importante para ressaltar é que esse adolescente não vai ter 100% de autonomia, já que os pais têm acesso a todos os gastos e o limite de cada cartão. Isso ocorre, porque cada conta adicional é vinculada à conta do titular.  

3- Cartão Santander Play

O cartão de crédito Santander Play é voltado para universitários. Para abrir uma conta no Santander Universitário, o estudante pode ser menor de idade, porém o pré-requisito é que ele esteja matriculado em uma faculdade.

Essa modalidade de conta foi criada para incentivar os jovens a fazerem faculdade. Ela conta com diversos benefícios, dentre eles um cartão de crédito sem anuidade e que vai aumentando o seu limite à medida que o estudante vai utilizando. É possível parcelar as faturas em até 24 vezes.

Além disso, o seu titular tem descontos em viagens, cinemas e teatros. O cartão vai acumulando pontos que podem ser trocados em programas do Santander.

Um outro benefício em abrir uma conta universitária é que o Santander oferece bolsas de estudos internacionais para esses estudantes e financiamentos estudantis.  

4- Cartão adicional Santander

Os cartões de crédito Santander têm a opção de pedir um cartão adicional.

Essa opção só não é habilitada para as modalidades Fit e Play. O titular pode oferecer um adicional para jovens com a idade mínima de 16 anos.

O cartão adicional tem os mesmos benefícios que o do titular. Ele acumula pontos que podem ser trocados no programa de benefício que o titular participa. Ele também oferece descontos em estabelecimentos parceiros do Santander.

O responsável pela conta pode controlar os gastos do jovem, já que é possível determinar um limite para o cartão adicional. A fatura dos dois cartões é unificada, ou seja, ela mostra separadamente os gastos de cada cartão, mas a cobrança vem em uma única conta.

5- Cartão de crédito Neagle Bank

O cartão de crédito Neagle Bank é o cartão destinado a crianças e adolescentes.

Com ele, os pais conseguem programar mesadas e a criança tem direito a um cartão de crédito pré-pago.

Esse cartão oferece crédito em jogos na Blizzard, Steam, Level Up, etc. Também tem a possibilidade de recarregar o celular e acesso exclusivo de alguns vídeos no Youtube.

A Neagle Bank também tem um aplicativo que ensina educação financeira para jovens conseguirem administrar e até mesmo investir o seu dinheiro.

No entanto, o cartão de crédito pré-pago cobra uma anuidade de aproximadamente R$40,00 mensais e também tem algumas taxas para alguns tipos de serviços, como saque em caixa eletrônico, recarregar por boleto bancário, saque internacional e reemissão do cartão de crédito.  

6º Jovem emancipado

O cartão de crédito para jovens emancipados é oferecido por diversos bancos. Porém, essa modalidade não é muito acessível.

O processo de emancipação ocorre por meio de uma ação judicial e os responsáveis legais desse adolescente precisam justificar judicialmente o motivo da emancipação.

Além da emancipação ser um processo judicial, ela só pode ser requerida para pessoas acima de 16 anos, que têm condições de assumir a sua independência civil. A partir do momento em que o jovem consegue a emancipação, ele também ganha as responsabilidades, os direitos e deveres de um adulto.

Os jovens emancipados conseguem abrir uma conta corrente em bancos e fazer o pedido do cartão de crédito sem a necessidade de um responsável legal para assinar o seu contrato bancário.

Quais são os benefícios do cartão de crédito para o jovem?

Muitos pais ficam na dúvida de qual é a hora certa para disponibilizar um cartão de crédito para adolescente e a resposta correta é que não existe hora certa.

Na verdade, quanto antes esse jovem tiver uma educação financeira, mais facilidade ele vai ter em lidar com o dinheiro na vida adulta.

O cartão de crédito requer uma certa responsabilidade na hora de fazer o seu uso e quando os pais transferem esse poder para o adolescente, ele aprende a administrar melhor a sua vida financeira mais cedo.

Por isso que, os principais benefícios que o cartão de crédito tem para o jovem são: Um maior controle das suas finanças, responsabilidade financeira e aprender mais rápido sobre a educação financeira.

Portanto, oferecer um cartão de crédito para um jovem o incentiva a amadurecer financeiramente mais rápido.

No entanto, os pais precisam fazer um acompanhamento dos gastos juntamente com esse adolescente para que o cartão de crédito não extrapole o orçamento.

Com informações do site: Noticiando.net