sábado, 30 de outubro de 2021

Trabalhadores poderão sacar até R$ 1.192 de PIS/Pasep em 2022


 
Foto: Reprodução
Todos os anos, quem trabalha de carteira assinada e recebe até dois salários mínimos recebe uma ajuda do governo federal. É o PIS/Pasep, que no ano que vem tem previsão de pagar R$ 1.192.

Dessa forma, o valor é calculado com base no salário mínimo. Por isso, o valor ainda pode mudar.
 
Além disso, o cálculo leva em conta o tempo de trabalho no ano anterior ao pagamento. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que é responsável pelo abono, deixou de pagar o abono salarial do ano base 2020.

Assim, mudando o calendário de pagamento.  Dessa forma estão previstas novas regras, a exemplo da alteração na forma de pagamento, sendo entre janeiro e dezembro. Ou seja, ainda depende de definição.

PIS/Pasep 2022
Por conta das incertezas quanto às definições do pagamento do PIS/Pasep, a previsão é de que as novas regras sejam anunciadas somente no ano que vem.
 
Dessa forma, a Caixa Econômica Federal se responsabiliza pelos orientações quanto ao PIS, para os trabalhadores das empresas privadas. Já para os servidores públicos que recebem o Pasep, as orientações são repassadas pelo Banco do Brasil.

Vale lembrar que o calendário de pagamento do PIS/Pasep do ano que vem ainda não foi divulgado. Por isso, novas mudanças ainda podem ser atualizadas até o fim deste ano.

Quem tem direito?
Para receber o abono salarial do PIS/Pasep é preciso ter trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior. Além disso, ter recebido até 2 salários mínimos e ser inscrito no PIS pelo período mínimo de 5 anos.

Além disso é preciso ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano base de referência para o pagamento.

Com informações do site: CAPITALIST