quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Quem tem Bolsa Família precisa se cadastrar no Auxílio Brasil?


 
Foto: Reprodução
Quem tem Bolsa Família precisa se cadastrar no Auxílio Brasil? Essa é uma dúvida bastante relevante, especialmente no atual momento, pois em breve o primeiro programa deve ser substituído pelo segundo. Então, como ficam as pessoas que já recebem o auxílio? Confira hoje, 28 de outubro.

O Bolsa Família é um programa de redistribuição de renda que existe desde 2002. Contudo, em novembro ele deve sofrer uma substituição. Com isso, quem assume seu lugar é o Auxílio Brasil, que teve anúncio em agosto. Ele, aliás, foi reafirmado pelo Ministério da Cidadania na última semana.
 
Quem tem Bolsa Família precisa se cadastrar no Auxílio Brasil?
Não. Assim como o pagamento do Bolsa Família ocorre automaticamente de acordo com as informações do Cadastro Único, o Auxílio Brasil também será. Ou seja, ele vai se basear nos dados do CadÚnico. Dessa maneira, as famílias que se enquadrarem nos requisitos de pagamento poderão receber o novo benefício.

Nesse sentido, contudo, fica uma ressalva. É imprescindível que haja a devida atualização dos dados do CadÚnico. Isto é, eventuais alterações de endereço, renda ou do número de membros da família (que reside no mesmo lar) requer informação ao Cadastro Único.
 
Para isso, deve-se contatar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do seu município para atualização dos dados, caso necessário. Por outro lado, quem ainda não tem registro nesse cadastro deve buscar o CRAS para fazê-lo para receber, depois do Bolsa Família, o Auxílio Brasil.

Cabe ressaltar, por fim, que as regras do novo benefício ainda não estão bem claras. Por exemplo, como será o calendário. Ou, então, os fundos que patrocinarão os novos pagamentos. Da mesma maneira, ainda pairam dúvidas sobre o valor que realmente será pago com o novo programa.

Com informações do site: FOLHA GO