quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Isenção IPVA 2022: Confira como garantir que o imposto do seu automóvel seja gratuito.


 
Foto: Reprodução

População se prepara para a rodada do IPVA 2022. Com a chegada do fim do ano, os brasileiros passam a organizar as contas para a quitação de seus tributos. Com relação aos automóveis é preciso ficar atento, pois há a possibilidade de se isentar do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O IPVA é um imposto estadual exigindo anualmente para os proprietários de algum veículo. Seu valor varia de acordo com o tipo do automóvel, mas deve ser quitado obrigatoriamente. Somente por meio dele é que o cidadão tem permissão para circulação nas rodovias.

IPVA 2022

Para quem for pagar o imposto no próximo ano é preciso ficar atento a atualização da tabela de isenção. A secretaria da fazenda determina um prazo de fabricação máximo para que os veículos sejam taxados. O período, no entanto, varia de acordo com os governos estaduais.

Para pagar o IPVA basta acessar o site do Detran da sua região e gerar o carnê da cobrança. Com o documento em mãos é possível optar pela quitação total ou pelo parcelamento que não conta com descontos. A quantidade de divisão também varia por região.

Isenção por vínculo trabalhista

Há também a chance de ter acesso a isenção por meio das categorias de trabalhadores que tem o veículo como instrumento do trabalho.

Nesse caso, os taxistas, mototaxistas, ônibus para transporte escolar e transporte de pessoas com direito diplomático, trens e máquinas agrícolas; maquinário de construção civil, industrial ou no manejo de cargas (como guindastes e empilhadeiras); entre outros, podem se livrar da cobrança.

Para isso basta comprovar a atuação no mercado de trabalho por meio de algum documento oficial que deve ser apresentado ao Detran. Sendo aceita a solicitação o tributo deixa de ser obrigatório.

Isenção por doença

Por fim, há ainda a liberação quando o titular proprietário do carro é portador de alguma doença. Nesse caso, tanto os veículos novos como os utilizados estão liberados para ter acesso a desobrigação do pagamento.

É preciso, no entanto, comprovar que o automóvel está adaptado para o portador e exibir também uma comprovação de liberação para condução do carro, segundo a aptidão física do requerente e acompanhamento médico.

Doenças que possibilitam isenção do IPVA

Deficiência visual
Deficiência física: monoparesia, tetraplegia, paraplegia, hemiplegia e demais variantes
Paralisia e paralisia cerebral
Autismo
Acidente vascular cerebral
Ser HIV positivo;
Poliomielite
Insuficiência renal
Tendinite crônica
Encurtamento ou amputação de algum membro.

Datas de pagamento do IPVA 2022

Para acompanhar o novo calendário do imposto é preciso se informar no Detran. Nesse caso, basta:

Acessar o site oficial do Detran do seu estado;
Vá para veículo;
Procure por IPVA;
Depois vá para calendário
Passo a passo para emissão do boleto do IPVA
Acesse o site oficial do Detran;
Ir para IPVA;
Depois para a aba de consultas;
Inserir a placa do veículo;
Preencher o número do Renavam;
Clique em “avançar”.

O número do Renavam se refere ao Registro Nacional de Veículos Automotores e é fundamental para identificação de irregularidades, multas e pendências junto ao Detran do seu estado.

Com informações do site: Rede Brasil