quarta-feira, 6 de outubro de 2021

FGTS 2021: LIBERADA contratação de crédito em nova modalidade


 
Foto: Reprodução

Em 2019, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) laçou o chamado saque-aniversário. A modalidade permite o pagamento anual de parte do saldo disponível no fundo no mês de nascimento do trabalhador solicitante.

Pensando na grandiosidade da nova opção, instituições financeiras passaram a oferecer linhas de crédito que permitem a antecipação das próximas parcelas do benefício. A quantia é disponibilizada por meio de empréstimos com baixas taxas de juros.

Confira as vantagens em antecipar o saque-aniversário

O crédito pode ser solicitado por meio da internet;
Os empréstimos possuem as menores taxas de juros, inclusive em comparação com as do cheque especial, por exemplo;
As parcelas do empréstimo serão descontadas automaticamente dos próximos pagamentos do saque-aniversário do contratante;
O titular pode usar o valor como achar melhor, seja na quitação de dívidas e até mesmo para investir o dinheiro;
O tomador do empréstimo tem acesso ao crédito com antecedência;
O crédito do FGTS não atrapalha a contratação de outros empréstimos;
O serviço é disponibilizado mesmo para pessoas negativadas ou com o score baixo.

Como pedir um empréstimo do saque-aniversário?

De antemão, o cidadão interessado deve aderir ao saque-aniversário do FGTS. Feito isto, será possível contratar o empréstimo no banco que oferece o serviço, ressaltando que o trabalhador terá que acessar o aplicativo do FGTS e autorizar o acesso da instituição escolhida à conta do fundo.

Na sequência, basta consultar as melhores ofertas de crédito e solicitá-lo. Vale ressaltar que atualmente mais de 15 bancos oferecem empréstimos nessa modalidade do FGTS. Alguns permitem que até cinco anos de pagamento sejam antecipados.

Como pré-requisito de contratação, o interessado deve ser maior de 18 anos, estar com o CPF regularizado nos órgãos de proteção ao crédito e não estar inadimplente junto ao banco em questão. Além disso, o cidadão deve ter uma conta corrente ou poupança para o recebimento do dinheiro.

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, uma das instituições bancárias mais procuradas para a antecipação do saque do FGTS, cerca de R$ 9 bilhões já foram emprestados por meio da modalidade de crédito, que tem como piso de contratação R$ 2 mil.

Sobre a modalidade

Caso você ainda não conheça, o saque-aniversário do FGTS libera o saque de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de aniversário. Para receber os valores referentes ao benefício, é necessário optar pela sistemática. Ou seja, o trabalhador não é automaticamente cadastrado na modalidade. É necessário solicitar.

Conforme mostrado acima, a opção de contratação do saque-aniversário poderá ser solicitada por meio do aplicativo do FGTS, no site fgts.caixa.gov.br, no Internet Banking CAIXA ou nas Agências.

A migração para a nova modalidade de saques não é obrigatória. Quem não fizer a opção, permanecerá na sistemática do Saque-Rescisão. Os trabalhadores que optarem pelo Saque-Aniversário até o último dia do mês de seu aniversário poderão receber o valor no mesmo ano de opção.

Caso você tenha dúvida no que diz respeito aos valores que serão liberados, é importante salientar que as quantias ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao do aquisição do direito de saque. Caso o trabalhador não saque o recurso até essa data, ele volta automaticamente para a conta do FGTS. Veja os valores:



O trabalhador que migrar para o chamado saque-aniversário e decidir voltar à sistemática Saque-Rescisão poderá solicitar a reversão a qualquer momento. A alteração surtirá efeito no 1º dia do 25º mês da solicitação.

Com informações do site:  noticiasconcursos