quinta-feira, 28 de outubro de 2021

ECONOMIA5 dicas para conquistar um emprego e aproveitar as vagas temporárias de final de ano


Foto: Reprodução
ECONOMIA5 dicas para conquistar um emprego e aproveitar as vagas temporárias de final de ano

Saiba o que fazer para garantir uma oportunidade nesta época de alta volume de vagas

Publicado 20 horas atrás emPor centralrbn5 dicas para conquistar um emprego e aproveitar as vagas temporárias de final de ano
As comemorações de fim de ano trazem uma movimentação positiva no mercado de trabalho. Estima-se que até dezembro sejam criados 94,2 mil postos de trabalho no varejo, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, para suprir as demandas de Black Friday e fim de ano, são 7.833 vagas abertas.

“Com a aproximação do Natal, a previsão é de ainda mais oportunidades, já que esta é a melhor data para o comércio brasileiro, o que estimula a contratação não apenas para o varejo, mas também para indústria e logística” afirma Gabriela Mative, diretora de RH da Luandre.

Confira as dicas da especialista para se recolocar no mercado de trabalho, neste final de ano:

Aproveite as oportunidades temporárias
O trabalho temporário tornou-se um ponto forte para estímulo da economia e é a porta de entrada para quem está em situação de desemprego.

“Aconselhamos o candidato a aceitar a oportunidade temporária, pois é um caminho para vaga efetiva. O mercado está utilizando essa modalidade, com muito mais força, para se reorganizar após a pandemia devido à instabilidade econômica causada por ela. Na Luandre, a média é de 40% de contratação efetiva de temporários”, explica Gabriela.

Aposente o papel e economize no transporte
O CV em papel tem sido cada vez menos utilizado, principalmente neste período de pandemia, dando lugar ao cadastro online, por sites e aplicativos. Dessa forma, seu currículo poderá ser visto de forma mais ágil pelos recrutadores que realizam a seleção por meio de sistemas que dão celeridade a esse processo.

Gabriela ainda ressalta a importância de manter as redes sociais corporativas atualizadas – “hoje o processo de recrutamento também pode incluir a análise de perfis em redes como LinkedIn. Por isso é importante que o candidato mantenha seu perfil profissional nessa rede atualizado”, diz.

Verbalize que está em busca de emprego
Verbalizar para conhecidos que está em busca de emprego é uma tarefa fácil, mas que poucos fazem. “Muitas vezes, o candidato deixa de falar que está em busca de emprego por vergonha, mas essa pode ser uma forma das pessoas lembrarem dele quando virem vagas disponíveis”, diz Gabriela.

Aproveite para se especializar
Especializações são fundamentais para uma carreira profissional de sucesso e para se destacar em uma entrevista de emprego.

“Com a pandemia, plataformas de cursos online passaram a oferecer especializações gratuitas ou a preços acessíveis. Essa é uma ótima maneira de se preparar e se destacar ante os demais candidatos”, diz a especialista.

Se destacando na entrevista
Quando receber o contato para a entrevista, reserve um tempo e pesquise sobre a empresa. Os dados mais relevantes podem ser buscados no site ou nas redes sociais da empresa.

Para a especialista, o candidato deve buscar entender qual o DNA da empresa (mais tradicional ou descontraída) e com qual profissional será a entrevista (o dono ou um analista, por exemplo). Cada caso pede uma vestimenta e um comportamento diferente, pois quem está avaliando também terá percepções distintas.

“O diferencial é falar sobre si próprio e demonstrar como suas habilidades podem colaborar com as ações e resultados da empresa” explica Gabriela.

Com informações do site: portalbrn