sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Conheça aplicativos gratuitos do governo para facilitar a solicitação de serviços


 
Foto: Reprodução

Em um momento que ainda requer cuidados devido à pandemia de Covid-19 no país, os brasileiros ainda devem evitar aglomerações desnecessárias, principalmente em situações que podem ser atendidas por agendamentos e solicitações digitais, de forma rápida e sem burocracias.

Com a restrição de circulação, o governo precisou fazer melhorias em seus serviços online e diversas funções que antes somente passando por filas eram possíveis, hoje estão disponíveis a um clique de distância.

O Governo Federal possui diversos aplicativos criados para suprir necessidades rotineiras do cidadão, disponíveis tanto para sistemas Android como iOS. Envolvendo diferentes ministérios, as ferramentas são variadas e permitem, por exemplo, desde a solicitação do seguro desemprego quando acessar resultados do SUS. Confira alguns apps que vão facilitar a sua vida.

O aplicativo do Instituto Nacional do Seguro Social oferece serviços relacionados à aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, sendo possível ainda tirar extratos de pagamentos e contribuições, agendar perícias e muito mais.

Um aplicativo criado com diversas funcionalidades para facilitar a sua vida quando o assunto é FGTS, no qual o cidadão consegue solicitar o saque de forma digital, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas do processo e muito mais. 

Nele é possível também conferir extratos e saldos de cada conta vinculada ao titular.

A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar sua vida laboral, tendo acesso a dados pessoais e aos seus contratos de trabalho que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Por meio dessa ferramenta é possível dar entrada no seguro-desemprego assim que o funcionário dispensado sem justa causa receber as informações de solicitação junto do seu antigo empregador.

App oficial do Governo Federal, reúne diversas funcionalidades de forma integrada, sendo possível acessar o e-CAC, realizar a prova de vida obrigatória do INSS e ainda conferir informações relacionadas ao Microempreendedor Individual (MEI) .

E para aqueles que buscam ingressar em alguma das universidades públicas federais do Brasil, o app criado pelo INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação, disponibiliza informações importantes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Calendários, cronograma de provas, local de realização do exame e gabaritos podem ser conferidos direto pelo celular.

Com informações do site: Contabeis