terça-feira, 26 de outubro de 2021

Confira dicas para economizar gás de cozinha durante a alta nos preços


 
Foto: Reprodução
Ao longo dos últimos meses, a alta nos preços do gás de cozinha vem pesando cada vez mais no bolso dos brasileiros. Como forma de diminuir este impacto, as pessoas podem tomar algumas medidas. Entenda dicas para economizar gás de cozinha.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o valor médio do gás de cozinha passou de R$ 100 na semana passada. Esta foi a primeira vez que a agência registrou o valor neste patamar. Para que os gastos sejam minimizados, algumas ações podem ser feitas.

Dicas para economizar gás de cozinha
Evite abrir a tampa do forno e panela: ao manter as tampas fechadas, os alimentos poderão ficar prontos mais rapidamente. Com isso, há menos desperdício de gás.
Aproveite a panela de pressão: Como há maior retenção de altas temperaturas, o cozimento dos alimentos é potencializado.
Confira a localização do fogão: se possível, evite deixar o fogão em corredores de vento — como perto de portas e janelas —, de modo que as chamas não se apaguem e o gás escape. Antes de utilizar o fogão, há a recomendação de fechar portas, janelas ou outro espaço onde o vento possa ultrapassar.

Utilize panelas proporcionais à boca do fogão: assim, a pessoa evitar que parte do calor gerado passe para o ar — e não para a panela.
Verifique se há vazamentos: quando o gás escapa pela mangueira ou bocas do fogão, acontece desperdício. Assim, é recomendável verificar se não há buracos na extensão da mangueira.
Corte os alimentos em pedaços menores: ao deixar os alimentos em pedaços menores, o cozimento poderá acontecer em tempo reduzido.
Use o vapor: enquanto realiza algum alimento, há a possibilidade de usar o vapor que sai da panela para cozinhar legumes, por exemplo. Neste caso, será preciso uma escorredora sobre a panela.
Pré-aqueça o formo: ao realizar o pré-aquecimento, acontece a distribuição do calor pelo forno, com ele ainda vazio. Desse modo, o alimento poderá ser assado ao mesmo tempo — e na mesma temperatura. Caso seja possível, a pessoa pode inserir mais de um alimento de uma vez no forno.

Com informações do site: FDR