quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Concurso PM SP abre inscrições para soldado; saiba como concorrer


 
Foto: Reprodução
Já estão abertas as inscrições para o concurso da PM SP (Polícia Militar de São Paulo) destinado a preencher 2.700 vagas de soldado com salário de R$ 3.360,33.

Os requisitos para participação incluem:

    •  ensino médio completo;
    •  idade entre 17 e 30 anos;
    •  altura mínima de 1,55m (mulheres) ou 1,60m (homens);
    •  CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre as categorias "B" e "E".

De acordo com a corporação, os futuros soldados reforçarão o policiamento em todo o estado. Para isso, os aprovados receberão treinamento ao longo de aproximadamente um ano na Escola Superior de Soldados (ESS), localizada na capital.  

Este é o primeiro de dois editais autorizados em setembro pelo governador João Doria (PSDB) para 5.400 vagas. Dessa forma, a PM já tem aval para abrir mais 2.700 oportunidades em 2022.

Como se inscrever
Com taxa de R$ 57, as inscrições para o concurso da PM SP serão recebidas até as 23h59 de 8 de dezembro, pelo site www.vunesp.com.br. A opção pela cidade de aplicação das provas deve ser feita durante o cadastro. 

O processo seletivo é organizado pela Fundação Vunesp. Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8h às 18h.

Tatuados podem concorrer?
De acordo com o edital, pessoas tatuadas podem participar normalmente do concurso da PM SP, exceto quando os desenhos ou mensagens:

ofendam valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar;
façam alusão à ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas;
preguem violência ou criminalidade;
tenham discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem;
apresentem ideia ou ato libidinoso;
remetam à ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.
Concurso PM SP: o que vai cair nas provas para soldado?
As avaliações objetiva e dissertativa estão marcadas para 6 de fevereiro do ano que vem. A primeira cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação a partir de tema proposto pela banca.

O conteúdo programático engloba:

língua portuguesa;
matemática;
conhecimentos gerais;
informática;
noções de administração pública.
Os exames serão aplicados em 11 cidades: Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo.

O caminho até a aprovação exigirá ainda que os candidatos superem outras diversas etapas. São elas:

exames de aptidão física;
exames de saúde;
exames psicológicos;
avaliação de conduta social;
e análise de documentos.
A seleção terá validade de três meses, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Polícia Militar de São Paulo, conforme estabelece o edital.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso da PM SP

Sobre Vunesp
Criada em 1979, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) possui personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. A banca tem como principais atividades: planejar, organizar, executar e supervisionar o  vestibular da Unesp; realizar vestibulares e concursos diversos para outras instituições e promover as atividades de pesquisa e extensão de serviços à comunidade, na área educacional.

Com informações do site: jcconcurso