segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Concurso Depen MG abre inscrições para 2.420 vagas de policial penal


 
Foto: Reprodução
Foram abertas nesta sexta-feira (22) as inscrições para o concurso do Depen MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais) destinado a preencher 2.420 vagas de policial penal.

Opção para profissionais com ensino médio completo, o cargo oferece remuneração inicial de R$ 4.631,25, para uma jornada de 40 horas semanais.

Os contratados atuarão nas unidades prisionais instaladas em todo o estado. A escolha do local de lotação ocorrerá no momento da posse, observada a ordem de classificação.

A distribuição das vagas é a seguinte:

1.944 para homens, das quais 194 reservadas a pessoas com deficiência;
476 para mulheres, das quais 48 reservadas a pessoas com deficiência.
Como se inscrever
As inscrições para o concurso do Depen MG serão recebidas até 21 de novembro, mediante a realização de cadastro no site https://selecon.com.br/. O valor da taxa é de R$ 49,16.

O processo seletivo é organizado pelo Instituto Selecon. Em caso de dúvidas, é possível obter mais informações com a banca por meio de dois canais de comunicação:

telefone 0800 799 990;
e-mail faleconosco@institutoselecon.org.br.

Concurso Depen MG: como serão as provas

As avaliações objetiva e discursiva estão agendadas para 16 de janeiro do ano que vem. A primeira cobrará a resolução de 60 questões de múltipla escolha, enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação com 20 a 30 linhas.

O conteúdo programático engloba:

língua portuguesa;
informática;
noções de direito constitucional;
noções de direito penal;
direitos humanos;
legislação especial;
raciocínio lógico.
Haverá aplicação em Belo Horizonte, Barbacena, Curvelo, Divinópolis, Ipatinga, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Após a primeira fase, o caminho até a aprovação exigirá ainda que os candidatos superem outras cinco etapas:

prova de aptidão psicológica e psicotécnica;
exames médicos;
prova de condicionamento físico;
investigação social;
curso de formação.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, conforme estabelece o edital.

+++ O JC Concursos disponibiliza mais detalhes sobre o processo seletivo, como atribuições, conteúdo programático e cronograma, na página do concurso do Depen MG

Com informações do site: Jcconcursos