quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Como saber se tenho FGTS para sacar? Aprenda em poucos passos


 
Foto: Reprodução
Como saber se tenho FGTS para sacar? Aprenda hoje (05/10) em poucos passos como fazer a consulta ao saldo do Fundo de Garantia. Igualmente, confira quais são as situações que permitem ao trabalhador resgatar o valor e veja quando você poderá sacá-lo.

Embora o FGTS seja pago mensalmente aos trabalhadores, o saque não é livre. Ou seja, somente é possível resgatá-lo em situações específicas. Quanto aos depósitos mensais, eles ocorrem mensalmente em uma conta específica de Fundo de Garantia.
Assim, o valor mensal de depósito corresponde a 8% da remuneração do empregador. Ele, aliás, não tem desconto do salário do trabalhador. Isto é, o seu pagamento se dá exclusivamente do bolso do empregador, sendo uma parcela extra que se volta ao colaborador.

Como saber se tenho FGTS para sacar?
Primeiramente, é necessário conhecer quais são as modalidades que permitem o saque do Fundo de Garantia. Depois, então, torna-se indispensável saber se há realmente saldo de FGTS nas contas, sejam inativas ou ativas (ou seja, de contratos já finalizados ou ainda em curso).
Dispensa sem justa causa, desde que não haja adesão ao saque-aniversário;
Rescisão por comum acordo, também desde que não ocorra inscrição no saque-aniversário;
Saque-aniversário (uma vez ao ano, entre o primeiro dia do mês de nascimento até o último dia do segundo mês subsequente à liberação);
Para compra de imóvel para casa própria ou terreno para construção dele;
Em caso de doença grave ou em estágio terminal;
Após desemprego ininterrupto de 3 anos.
Aprenda como ver o saldo do FGTS para saber se tem valores para sacar
Quem se enquadra nas regras acima de saque do Fundo de Garantia, faz-se necessário também certificar-se de que há saldo nas contas ativas ou inativas. Assim, basta entrar no site ou aplicativo FGTS e seguir esse passo a passo:

Faça login ou, caso ainda não tenha cadastro, clique na opção para se cadastrar. Nesse segundo caso, será necessário conceder uma série de dados pessoais, bem como confirmar o cadastro com link a ser enviado ao seu e-mail;
Seja como for, com cadastro prévio ou feito na hora, depois basta realizar o login com a senha. Logo na tela inicial estará o saldo do FGTS. Você também pode consultá-lo em detalhes, bastando clicar na opção de extrato.
Assim, para saber se tem FGTS para sacar, deve-se antes analisar as possibilidades de liberação, como vimos acima. Igualmente, consultar se realmente há saldo de Fundo de Garantia.

Com informações do site: folhago