quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Como saber se estou com o nome sujo no SPC/Serasa?


 
Foto: Reprodução
Conforme dados divulgados pelo Serasa, o Brasil conta hoje com 65 milhões de pessoas inadimplentes, mais conhecidas como pessoas com nome sujo. O processo para que o cidadão tenha o nome sujo ocorre em quatro etapas, sendo elas:

Atraso no pagamento de contas;
A cobrança da dívida pelo credor;
Prazo e informe de negativação;
Nome negativado.

Estar com o nome sujo pode trazer uma série de dificuldades na hora de se conseguir um empréstimo, solicitar um cartão de crédito, ou ainda para financiar um veículo ou imóvel. Contudo, acontece que muitas pessoas acabam com o nome sujo e nem ao menos sabe.

Mesmo que as empresas sejam obrigadas por determinação da lei, de notificar o cidadão, nem sempre isso é possível. A situação é ainda mais comum quando o cidadão muda de endereço, troca seu número de telefone dentre outras situações.

Contudo, o cidadão pode contar com duas ferramentas de consulta de dívidas pela internet, como é o caso do site Serasa, e outra por meio do site do SPC Brasil. Assim, se você também quer consultar como está sua situação, continue acompanhando.

Consultar o nome no Serasa

A consulta no Serasa é feita de maneira simples e objetiva, o primeiro passo é acessar o site Serasa Consumidor, clicar na aba “Consultar CPF grátis”, realizar o cadastro, sendo necessário preencher os dados corretos como CPF, e-mail, data de nascimento e nome completo.

Ao finalizar o cadastro, o usuário poderá entrar na plataforma, verificar seu Score (pontuação de crédito), assim como identificar se está com o nome sujo, se têm dívidas em seu nome e ainda acordos que podem ser feitos diretamente pelo site em caso de pendência com determinadas instituições financeiras, detalhe, a consulta é totalmente grátis.

Consultar o nome no SPC

A consulta ao SPC não é gratuita como no caso do Serasa, contudo o processo é barato e custa apenas R$ 16,90 para conseguir monitorar suas pendências e vida financeira. O primeiro passo é acessar ao site SPC Brasil, por lá você encontrará vários planos para consulta de seu CPF ou de terceiros. Assim, basta escolher o plano realizar o cadastro e a consulta.

Com informações do site: Jornal Contábil