segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Como economizar dinheiro em 2021: 3 dicas para juntar dinheiro


 
Foto: Reprodução
Grande parte das pessoas tem dificuldade de poupar, principalmente por falta de educação financeira. Contudo, com algumas dicas práticas é possível colocar a vida financeira nos eixos, quitar eventuais dívidas ou realizar um sonho de aprender como economizar dinheiro em 2021.

Desse modo, é fundamental compreender como economizar dinheiro em 2021 e quais são os passos fundamentais para colocar este plano em ação.

Porque economizar dinheiro em 2021?

Certamente, diante de tudo que aconteceu em 2020, não resta dúvida sobre a importância de economizar dinheiro em 2021. A pandemia impactou grande parte da população mundial – principalmente que não tinha uma reserva de emergência.

Por isso, em situações inesperadas ter um fundo de emergência é fundamental. Entretanto, para isso é preciso aprender a economizar dinheiro e fazer um planejamento financeiro.

Como economizar dinheiro em 2021?

Conseguir economizar dinheiro, principalmente quando se ganha pouco, costuma ser grande desafio da maioria das pessoas. Entretanto, não existe muio segredo: para conseguir economizar, independente do nível de renda, é necessário criar um planejamento financeiro e coloca-lo em prática.

Tendo em vista a importância do planejamento financeiro, existem 3 dicas simples, mas que se bem aplicadas, vão servir para atingir o objetivo de se economizar dinheiro:

Estabelecer metas financeiras;
Priorizar o pagamento de dívidas;
Gastar menos que ganha;
Reorganizar a vida financeira exige dedicação e disciplina. Mas com a organização e execução certas, é plenamente possível alcançar essas metas — tanto para quem ganha pouco quanto pra quem ganha muito.

1. Estabeleça metas financeiras

Um das principais formas de conseguir economizar dinheiro é estabelecer metas e objetivos para o futuro. Assim, com um propósito claro se torna mais fácil reorganizar as finanças ou formar um patrimônio sem se perder o foco.  

Certamente é fundamental colocar prazos para as metas, que podem ser semanais, mensais, trimestrais ou anuais. Independente de qual seja o sonho, essa prática auxilia no comprometimento com o objetivo.

Além disso, com organização se torna viável atingir as necessidades de curto prazo  sem deixar de lado objetivos do futuro como fazer uma viagem, trocar de carro ou até mesmo alcançar a independência financeira.

Ter uma planilha para anotar as despesas costuma ser uma ótima forma de controlar os gastos a fim de colocar a vida financeira em ordem. Assim, é possível também acompanhar as entradas e saídas através de gráficos e estabelecer um percentual do salário para cada categoria, como aluguel, conta de luz, água, gasolina, entre outros.

2. Priorize o pagamento de dívidas

Antes de começar a poupar dinheiro em 2021, é importante priorizar o pagamento das dívidas e sair do vermelho. Em primeiro lugar quitar as dívidas com juros altos, como o cheque especial e cartão de crédito, pois o valor pode se multiplicar rápido.

Além disso, algumas atitudes pequenas podem ser evitadas para conseguir economizar dinheiro em 2021, entre elas:

Fazer compras parceladas;
Pagar o mínimo do cartão de crédito;
Ficar no cheque especial;
Refinanciar dívida.

O grande problema do endividamento são os juros. Afinal, eles crescem com o passar do tempo e as contas começam a acumular.

Neste caso, existem diversos leilões de renegociação com abatimento de multas e opções de parcelamento de dívida. Além disso, outra possibilidade é quitar os débitos a vista com desconto de juros e mora, desta forma, fica mais fácil economizar dinheiro após a regularização das pendências.

Entretanto, antes de realizar um acordo, é necessário verificar se o valor da parcela cabe no orçamento mensal. Apesar de parecer obvio, muitas pessoas acabam pulando a etapa do planejamento e se comprometendo com dívidas que não podem pagar.

3. Gaste menos do que ganha

Para conseguir economizar dinheiro em 2021, é essencial gastar menos que ganha. Isto é, identificar as despesas e ter consciência sobre os gastos são alguns dos passos principais de um bom planejamento financeiro.

Por certo, é possível reduzir as despesas desnecessárias que não impactam no padrão de vida como:

Compras por impulso;
Pacote de TV a cabo;
Streaming de músicas e vídeos;
Anuidade de cartões de crédito;
Manutenção de conta corrente, entre outros.

Essa etapa do planejamento é fundamental para programar os gastos mensais e ter previsibilidade das despesas. Desse modo, fica mais fácil de guardar dinheiro para o próximo ano e alcançar as metas estabelecidas.

Como economizar dinheiro em 2021 e se planejar?
Uma das formas de como economizar dinheiro em 2021 é fazer um planejamento para elencar as principais despesas mensais. Assim, será possível identificar quais contas poderiam ser reduzidas – ou até mesmo eliminadas. Para isso, basta utilizar papel e caneta ou uma planilha financeira.

Em síntese, as contas fixas mensais podem ser:

Aluguel;
Luz;
Água;
Plano de internet e celular;
Plano de saúde;
Supermercado;
Mensalidade de escola e faculdade.

Por outro lado, as contas variáveis são valores que não fazem parte das despesas fixas de todos os meses, como:

Compras supérfluas;
Cartão de crédito;
Gasolina e manutenção do carro;
Passeios e cinema;
Diversão;
Restaurantes e delivery.

Nem sempre é uma tarefa fácil reduzir despesas mensais. Entretanto, é necessário controlar os gastos para colocar as finanças no eixo.

Dessa maneira, não adianta apenas estar livre de dívidas, é fundamental fazer o planejamento familiar, reduzir ao máximo as despesas e gastar menos do que ganha.

Para atingir tranquilidade financeira todos os meses é preciso ter disciplina e organização. Contudo, colocando as dicas em prática se torna mais fácil entender como economizar dinheiro em 2021 e atingir esse objetivo.

Com informações do site: SUNO