quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Código CNAE: Aprenda como classificar a sua empresa


 
Foto: Reprodução

As empresas desempenham os mais variados tipos de atividades, saber exatamente qual é o ramo da sua empresa e como classificar ela pode te ajudar muito e evitar problemas futuros.

Com certeza você sabe o que a sua empresa faz, mas você deve saber classificar ela no CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), saber utilizar o código CNAE certo vai ajudar a sua empresa.

Nós iremos te ajudar a se livrar de problemas que podem aparecer caso você utilize o código CNAE errado, acompanhe este artigo até o final e se informe.

CNAE, o que é isso?
A Classificação Nacional de Atividades Econômicas, ou código CNAE, é um jeito de criar um padrão no Brasil  para definir as atividades econômicas, os códigos têm o objetivo de definir o segmento da sua empresa, para determinar a sua área de atuação e realizar a cobrança de impostos de acordo com a atividade econômica da sua empresa.

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas vale para todos agentes econômicos  que se encaixam na produção de bens e serviços. Isso inclui empresas e organismos públicos ou privados, estabelecimentos agrícolas, instituições sem fins lucrativos e até mesmo agentes autônomos (pessoa física).

Como escolher o código CNAE certo para sua empresa?
Primeiramente converse com seu contador, esse profissional saberá te orientar qual é o melhor CNAE a escolher, então peça orientações a ele antes de escolher o código CNAE.

Após conversar com seu contador você vai precisar pensar quais são os códigos de atividade que a sua empresa pode se enquadrar, defina quais vão ser as atividades, operações de vendas, revenda, prestações de serviços, quais serão os produtos que a sua empresa vai vender ou quais serviços ela vai prestar, essas respostas vão definir se a sua empresa terá apenas um código CNAE ou mais um código. 

Uma empresa poderá informar uma atividade principal e até 99 atividades secundárias.

Essas atividades devem ser informadas com atenção, pois elas vão servir para o fisco conferir as atividades que a sua empresa exerce e tributar a sua empresa de acordo, a atividade principal será a atividade que gera mais renda para sua empresa.

Para conferir a tabela com os códigos é só acessar a CNAE-Fiscal, no site do CNAE.

Busque orientação profissional
Abrir uma empresa sempre vai ser muito burocrático e cansativo, então busque a ajuda de um profissional qualificado para te ajudar. Faça todo processo de abertura da sua empresa com seu contador e escolha as atividades seguindo as orientações dele.

Os conselhos do seu contador vão te ajudar a pagar menos tributos e podem até mesmo te livrar de multas, então não tente fazer nada sem ajuda qualificada.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Com informações do site: jornalcontabil