quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Banco Central comunica vazamento de dados de chaves Pix.


 
Foto: Reprodução

O Banese disse aos acionistas e ao mercado que sua área técnica detectou consultas indevidas a dados de 395.009 chaves Pix, exclusivamente do tipo telefone de pessoas que não eram clientes, segundo a Folha de S. Paulo.

Em comunicado, a autoridade monetária afirmou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos nas contas. Segundo o BC, as informações obtidas foram de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.

As pessoas com dados vazados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo da instituição financeira, sem avisos por chamadas telefônicas, aplicativos de mensagem, SMS ou e-mail. De acordo com o comunicado, o vazamento decorreu de “falhas pontuais” nos sistemas do Banese.
O BC informou ter adotado as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação. A autoridade monetária esclareceu que a divulgação do vazamento de dados cadastrais do Pix não é exigida pela legislação, porque tem pouco impacto para os usuários. Mesmo assim, decidiu comunicar o incidente por ter compromisso com a transparência. Com informações da Agência Brasil.

Com informações do site: gazetadopovo