quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Aprenda como consultar e regularizar seu CPF na Receita Federal


 
Foto: Reprodução
Todos os cidadãos brasileiros necessitam do CPF (Cadastro de Pessoa Física), Sem esse documento é impossível que um cidadão possa realizar diversos procedimentos básicos, essa documentação é extremamente necessária.

O CPF pode ser feito no site da Receita Federal, ele possui 11 dígitos que servem para identificação do cidadão. Com o número do CPF é possível verificar se a pessoa tem dívidas em aberto ou outros tipos de irregularidades.  

Leia este artigo e aprenda como atualizar, consultar, e regularizar o seu CPF na Receita Federal.

Como consultar se o meu CPF está regular?

Para verificar se o seu CPF não tem restrições você pode fazer isso online e gratuitamente, não precisando sair de casa e economizando dinheiro para realizar esse procedimento. 

Para consultar a situação do seu CPF realize os seguintes passos:

Acesse o site da Receita Federal;
Insira o número do seu CPF e a sua data de nascimento;
Selecione a opção “Eu não sou um robô”.
Depois que você realizar essas tarefas, o sistema vai te fornecer um comprovante com todas as informações relacionadas ao seu CPF.

Como alterar dados do meu CPF?
O número de um CPF é inalterável, a ordem de um CPF só poderá ser modificada caso uma ação judicial determine isso. Porém, existem informações que estão ligadas ao seu CPF e você pode alterar esses dados.

Informações como nome e endereço ligados ao seu CPF podem ser atualizadas pela internet, por meio do site da Receita Federal. É só acessar o site da Receita, preencher o formulário de atualização de dados e realizar o envio.

O procedimento de atualização de informações do seu CPF também poderá ser feito presencialmente, nos Correios, Banco do Brasil ou em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Como regularizar o meu CPF?
As irregularidades do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) também devem ser resolvidas na Receita Federal, pelo site do órgão.

No site da Receita Federal, o cidadão deve realizar os seguintes passos para se regularizar:

Informe as suas informações pessoais no site da re Receite e envie;
Depois disso, apresente o protocolo de regularização mais os seus documentos em unidade da Receita Federal ou por e-mail (confira o endereço eletrônico da sua região);
Acompanhe os resultados do seu pedido pelo site da Receita.

Se seu CPF estiver retido nos órgãos de proteção ao crédito (como SPC e Serasa), é possível verificar maneiras para realizar a renegociação das suas dívidas e regularizar o seu CPF.

Com informações do site: RJC