domingo, 19 de setembro de 2021

Veja como é possível antecipar saque em dinheiro do FGTS;


 
Foto: Reprodução
O saque-aniversário é uma modalidade criada em 2019 para permitir o acesso dos trabalhadores a parte do saldo de suas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Todo ano, o optante tem direito a retirar uma porcentagem desses valores, sempre no mês de seu aniversário.

Entre abril de 2020 e agosto de 2021, a antecipação do saque-aniversário do FGTS foi realizada por cerca de 7,4 milhões de pessoas, movimentando R$ 11,8 bilhões. Em média, o valor antecipado nesse período foi de R$ 1.599.

“Ampliar o sistema de garantias tem se mostrado estratégia eficaz para ampliar ao acesso ao crédito por famílias e empresas, com redução de juros e de custos para toda a sociedade”, disse o Ministério da Economia.

A possibilidade de retirar o dinheiro antes do período estabelecido já é oferecida por diversos bancos brasileiros. Com essas linhas de crédito, o cliente pode antecipar o recebimento do dinheiro e oferecer o próprio saldo como garantia de pagamento.

Devido a essa garantia dada pelo próprio FGTS, as taxas de juros para esse tipo de empréstimo costumam ser bastante atrativas. As regras estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS limitam a cobrança dos bancos ao valor da taxa limite aplicada nos empréstimos consignados para quem trabalha no serviço público.

De acordo com dados do Banco Central, os juros médios do crédito consignado eram de 1,26% ao mês para servidores público; 1,60% ao mês para aposentados e pensionistas; e 2,17% para funcionários do setor privado.

Onde antecipar?

Hoje, 15 instituições financeiras estão aptas a oferecer a antecipação do saque-aniversário do FGTS. Veja quais são:

BMG
C6 Consignado
Sicredi
Daycoval
Banco do Brasil
Inbursa
J. Safra
Banco Mercantil do Brasil
Pan
Caixa Econômica Federa
Facta Financeira
Fiducia Sociedade de Crédito
Itaú Unibanco
QI Sociedade de Crédito Direto
UP.P Sociedade de Empréstimo entre Pessoas

Com informações do site: n1n, Charles Fábio.