sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Vai ter 13º do Bolsa Família em 2021? Veja expectativas


 
Foto: Reprodução

Vai ter 13° do Bolsa Família em 2021? Com a aproximação do final do ano, data em que geralmente as liberações de abono extra ocorrem, essa pergunta se torna cada vez mais frequente. Afinal, a criação do pagamento adicional foi, inclusive, tema da campanha presidencial de Bolsonaro. Confira hoje (09/09), então, se essa liberação ocorrerá.

Existem várias situações em que há pagamento de uma parcela adicional. Isto é, em que mesmo que o ano tenha 12 meses, há 13 pagamentos. Esse é o caso, por exemplo, dos trabalhadores formais rurais e urbanos. Igualmente, dos beneficiários do INSS.

Contudo, a liberação dos valores para beneficiários de programas de redistribuição de renda é outra questão. Afinal, ela depende de lei própria que estabeleça as regras, limites e características próprias de cada benefício. Veja, então, o que dizem as regras do Bolsa Família sobre seu abono extra.

Vai ter 13° do Bolsa Família neste ano?

Até o momento não houve qualquer tipo de manifestação no sentido da criação da parcela extra. Ou seja, não existe regra que permita o pagamento adicional aos beneficiários do Bolsa Família. E, ao que tudo indica, não haverá a criação de uma norma nesse sentido até o final do ano.

Com isso, tem-se que não haverá pagamento de décimo terceiro neste ano. A única vez em que isso ocorreu, aliás, foi em 2019. À época houve a edição de uma Medida Provisória que permitia a liberação da parcela extra. Entretanto, a MP não foi transformada em lei, de forma que não se aplica para os anos subsequentes.

Por isso, não vai ter 13° do Bolsa Família em 2021. Apesar disso, nada impede que alguns estados façam seus próprios pagamentos de abonos extras. Isso ocorreu neste ano, por exemplo, no estado do Pernambuco. Dessa forma, cabe analisar a existência de benefício neste sentido no seu estado de residência.

Com informações do site: Folha Go