segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Senai abre mais de duas mil e duzentas vagas para cursos gratuitos


 
Foto: Reprodução

Uma excelente notícia para os jovens rondonienses que almejam fazer um curso profissionalizante e conquistar seu lugar no mercado de trabalho. Nesta segunda-feira, 27, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai) lança edital de vagas gratuitas para a Educação Profissional.

São cursos de qualificação e técnico com duração de seis meses a um ano e meio, tendo como requisitos para os interessados, a idade de 14 a 23 anos e onze meses e que estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, para os cursos de qualificação e cursando a partir da segunda série do Ensino Médio, para os cursos técnicos. As inscrições encerram dia 29 de novembro de 2021.

Com tudo a ver com o DNA do mercado de trabalho industrial rondoniense, Senai já se prepara para 2022 disponibilizando duas mil e duzentas e setenta e cinco vagas para gratuidade ofertadas nas modalidades de formação inicial e continuada, bem como em cursos técnicos de nível médio na forma presencial e EAD. O Programa Senai de gratuidade visa a oferta de cursos, e constitui-se em uma ação de inclusão social e destina-se a pessoas de baixa renda.

A ideia principal é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o SENAI fazendo sua parte no que diz respeito à qualificação de mão de obra, assim como aumentar a atratividade do curso para os jovens, fortalecer o caráter educacional da aprendizagem em sintonia com o contexto do avanço tecnológico e ampliar as possibilidades para as empresas da indústria rondoniense.

Os cursos são em diversas áreas, como tecnologia, gestão de projetos e alimentação, que fazem parte do projeto Inova Tech e do Programa SENAI de gratuidade regimental. O portal Senai é o canal principal para acessar e conhecer todos os cursos gratuitos disponíveis e o edital.

“Estas vagas somadas ultrapassam mais de duas mil para todo o estado de Rondônia para as áreas da mecânica, elétrica, refrigeração, solda, madeira Imobiliário, Informática e de alimentos. É fundamental que os jovens não percam esta chance. O Senai conta com duas Unidades em Porto Velho, uma em Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e em Vilhena”, afirma o coordenador de Educação Profissional do Senai, Jair Coelho.

O diretor Regional do Senai, Alex Santiago ressaltou que a instituição possui alta inserção de seus alunos no mercado de trabalho. Então, estes jovens terão uma excelente oportunidade de estudar e se qualificar profissionalmente. As vagas gratuitas estão sendo distribuídas desde o Cone Sul até o Norte do estado, com o objetivo de atender as demandas de cada região”.

“Reiteramos a importância dos cursos de Qualificação e Técnicos, não apenas sob o ponto de vista da industrialização do país, mas na inserção destes jovens rapidamente no mundo laboral”, finalizou Santiago.

Com informações do site: Lente nervosa