terça-feira, 14 de setembro de 2021

Prefeitura abre inscrições para oficinas e cursos profissionalizantes gratuitos


 
Foto: Reprodução

As praias do Litoral Norte de São Paulo são capazes de surpreender qualquer viajante que se aventure pelas curvas da Rio-Santos. Para quem nunca esteve nas praias do Litoral Norte de SP, especialmente entre Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Maresias, é até difícil acreditar que o estado possa ter tantas praias espetaculares! A verdade, no entanto, é que com um dos maiores litorais do Brasil, São Paulo oferece, sim, praias capazes de deixar apaixonado qualquer amante do mar. As praias do Litoral Norte cabem bem em um feriado prolongado ou uma escapadinha de final de semana. Aproveite a folga e bote o pé na estrada rumo a algumas das melhores praias de São Paulo!

Com cenários que vão da paradisíaca Ilha das Couves a faixas de areia muito badaladas, como Maresias e Juquehy, as praias do Litoral Norte de São Paulo são capazes de agradar a todos os gostos e desejos. E quando o clima ajuda, essas praias de São Paulo são o lugar certo para relaxar! Prepare-se para aproveitar as melhores faixas de areia de Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. As praias do Litoral Norte de São Paulo esperam por você!

Praias do Litoral Norte de São Paulo
Durante nossa viagem pelas praias do Litoral Norte de São Paulo, visitamos mais de cem praias em Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião. Foi uma deliciosa maratona entre o verde da Serra do Mar e as águas transparentes desse pedacinho mágico do Litoral Norte de São Paulo. Nos apaixonamos por diversas faixas de areia e não foi fácil montar uma lista com as nossas favoritas. Escolhemos então as 25 praias do Litoral Norte de São Paulo que nós mais amamos para você conhecer.

Sabemos que os últimos meses têm sido de muitos sonhos adiados e todos nós desejamos retomar as viagens o mais rápido possível. Que tal então aproveitar para relaxar nas praias do Litoral Norte de São Paulo? As estradas sinuosas que passam em meio à Serra do Mar ajudam, ainda no percurso, a entrar no clima e preparam o corpo para descansar. Curta cada minuto de pé na areia ou em mergulhos nas águas do Litoral Norte. Você merece esse presente do mar.

Melhores praias do Litoral Norte de São Paulo – Ubatuba 

Ubatuba é um dos destinos mais procurados por turistas e surfistas no Litoral Norte de São Paulo e a fama de lindas praias se confirma a cada quilômetro da Rio-Santos. Pertinho de Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba divide com a vizinha o intenso verde do mar e da exuberante vegetação da Mata Atlântica. Ubatuba é um dos mais espetaculares e bem preservados entre as praias de São Paulo. E serão necessárias muitas viagens para conhecer as mais de cem praias que recheiam o cenário recortado desse pedacinho da Serra do Mar.

Sabemos bem que Ubatuba é desses destinos de praia onde os viajantes constantemente precisam conferir a previsão do tempo, já que por lá alguma nuvem insiste em pairar no ar. Se a promessa for de sol a pico, prepare-se para correr e aproveitar. Se o tempo não ajudar, também não há com o que se preocupar. Quem está acostumado a Ubatuba não deixa de curtir a praia por conta de uma chuvinha qualquer. Entre na onda (com ou sem prancha) e relaxe diante do mar de uma das mais lindas praias de São Paulo. Veja mais sobre as praias de Ubatuba.

1- Praia de Itamambuca – Ubatuba

Queridinha entre os atletas e surfistas que frequentam as praias do Litoral Norte de São Paulo, a Praia de Itamambuca tem mais de 2 km de extensão com areia clarinha, boas ondas e visual maravilhoso. Em Itamambuca circula o público mais jovem e descolado de Ubatuba. A praia costuma ser tranquila e bastante convidativa à prática de esportes diversos, entre eles o surfe, SUP, caiaque, bike e, claro, uma boa corridinha à beira-mar.

Apesar de ser uma ótima praia no Litoral Norte de São Paulo para o surfe, Itamambuca também tem regiões de mar tranquilo e raso, excelente para os que não encaram grandes ondas. Quem vai a Itamambuca poderá também curtir o Rio Itamambuca, que é abastecido com água da serra e deságua no mar, deixando o cenário ainda mais espetacular. Vale dizer que na Praia de Itamambuca há alguns quiosques e até escolinha de surfe para quem quiser investir nas primeiras ondas. Para curtir um cantinho mais deserto, siga para o lado esquerdo da praia. Veja como chegar à Praia de Itamambuca.

2- Praia do Cedro do Sul e Praia Deserto – Ubatuba

Parte do roteiro da Trilha das Sete Praias (com 10 km de trajeto total), essa duas pequenas porções de areia figuram entre os mais belos cenários de Ubatuba. Divididas apenas por uma porção de rochas na maré alta, a Praia do Cedro do Sul e a Praia do Deserto (ou Praia Deserta) são vizinhas e podem até ser consideradas a mesma praia por quem chega desavisado pela trilha. Ambas as praias são convidativas a um delicioso banho de mar, especialmente depois de alguns quilômetros de caminhada.

As águas calmas e azuis da Cedro do Sul e Deserto são cercadas por visual paradisíaco e muitas vezes, com bem diz o nome, deserto. Ao visitar essas duas praias do Litoral Norte, não deixe de caminhar até a ponta esquerda, onde o mar é ainda mais lindo e o visual pode ser observado do alto das pedras. Vale dizer que ambas as praias são mais bonitas na maré baixa e, claro, com muito sol! Calcule o tempo da trilha e veja a tábua de marés para chegar no auge da beleza. Veja como chegar à Praia do Cedro do Sul e a Praia do Deserto, as duas entre as melhores praias de São Paulo.



3- Praia do Prumirim e Ilha do Prumirim – Ubatuba

Esta dupla está entre as nossas porções de felicidade favoritas entre as praias do Litoral Norte de São Paulo. A Ilha do Prumirim e a Praia do Prumirim formam dobradinha incrível para um dia de praia. E como para ir de uma à outra será necessária apenas uma curta viagem de barco (menos de 5 minutos de travessia), aproveite as duas! A Ilha do Prumirim tem mar de piscininha: as cores e transparência da água são espetaculares! Ideal para a prática de snorkel! Fora o fato de que a faixa de areia é longa e com visual para o intenso verde da mata que recobre Ubatuba. Um deleite para os olhos e para o corpo.



4- Praia Grande do Bonete – Ubatuba

A Praia Grande do Bonete é o ponto alto da Trilha das Sete Praias e certamente está entre as mais bonitas praias do Litoral Norte de São Paulo. Com mar calmo e bem azul, areia clarinha e cercada de muito verde, a Praia Grande do Bonete é o melhor prêmio que se pode esperar ao final de uma boa trilha em meio à mata. A região da praia é muito preservada e conta com uma pequena comunidade de pescadores no local, o que faz com que ela não seja tão deserta. É ideal para quem quer uma praia isolada, mas com o mínimo de infraestrutura. Por lá, será possível até reservar um almoço e passar o dia todo sem aperto ou fome.

Vizinha à Praia Grande do Bonete, a Praia do Bonete é como uma irmã menor. A trilha que separa as duas praias é bem curta e tem apenas 500 metros de percurso. A Praia do Bonete, apesar das dimensões pequenas, é mais deserta e isolada. As duas praias, Grande do Bonete e Bonete, formam uma boa dobradinha para um passeio entre as praias de SP, mesmo para quem não vai fazer a trilha. O acesso por terra é possível apenas caminhando, entretanto, é possível chegar até lá também de barco. Veja mais sobre como chegar à Praia Grande do Bonete.

5- Praia das Sete Fontes – Ubatuba

Mais uma trilha que vale a pena em Ubatuba! A Trilha da Praia das Sete Fontes tem percurso de 4 km (somente ida) e começa no canto direito da Praia da Ribeira, passando pela quase deserta Praia do Flamengo e terminando na lindíssima Praia das Sete Fontes, de onde é possível continuar por mais 1,5 km até a Gruta do Pirata. O trajeto não é difícil e há alguns pontos com escadas improvisadas que ajudam nos trechos mais complexos. É uma caminhada que rende visita a três belas praias. Se não quiser fazer a trilha, experimente ir de barco pelo mar.

A Praia das Sete Fontes está entre as prediletas de quem deseja fugir do agito, mas não abre mão de infraestrutura entre as praias de SP. Com boa faixa de areia, muita sombra debaixo das árvores e mar verde e calmo, a Praia das Sete Fontes é ótima pedida para famílias com crianças, que podem fazer o percurso até lá de barco. A Praia das Sete Fontes parece isolada, já que a vegetação é bastante densa, porém há diversos quiosques que servem comida e bebida aos visitantes. Boa pedida para passar um dia tranquilo sem abrir mão de infraestrutura. Veja como chegar à Praia das Sete Fontes.



6- Praia Domingas Dias – Ubatuba

A Praia Domingas Dias é uma ótima opção para quem deseja visual mais natural, mas sem abrir mão de movimento e infraestrutura. Vizinha à Praia do Lázaro, Domingas Dias agrada especialmente aos turistas que buscam tranquilidade. Com mar calmo e em formato de enseada, Domingas Dias cria uma deliciosa e límpida piscina, especialmente no canto esquerdo, o que faz dela uma excelente opção para famílias. O ambiente é bem calmo e a ausência de grandes quiosques é exatamente o fator que leva parte visitantes até lá.

Para curtir a Praia de Domingas Dias por completo, vale subir nas pedras para observar a linda paisagem. É um cenário maravilhoso e cercado por muito verde. Não deixe de aproveitar o passeio para percorrer toda a faixa de areia, que é bem compacta e boa para a prática de esportes. A água também é convidativa à prática de caiaque e SUP. A Praia Domingas Dias, Praia do Lázaro e Praia da Sununga formam um trio excelente para ser visitado em um mesmo dia. Lázaro está no centro, Sununga fica à esquerda e Domingas Dias, à direita. Uma caminhada curta leva de uma à outra, o que permite escolher a sua praia favorita para ficar mais tempo sem precisar tirar o carro do lugar. Veja como chegar à Praia Domingas Dias.

7- Praia do Português (Prainha do Félix) – Ubatuba
Escondida aos olhos de muitos turistas que chegam à disputada Praia do Félix, a Praia do Português muitas vezes passa despercebida. Para um visitante mais atento, basta perceber o vai e vem de visitantes ao final da faixa de areia para saber que ali está uma atração que merece ser conhecida. O caminho “secreto” está no canto direito da Praia do Félix e segue por uma trilha curta entre as pedras, que a depender da maré exige caminhar por dentro da água. Sob um cenário que parece ter sido desenhado, a Praia do Português tem menos de 50 metros de faixa de areia, mas é o lugar é ideal para quem busca um pequeno paraíso de beleza irretocável.

Com formação de piscina, mar calmo e colorido, e cercada por coqueiros, a Praia do Português é uma deliciosa surpresa para os turistas que chegam desavisados. Vale dizer que com um pouco mais de disposição, será possível também ir até a Praia das Conchas, localizada no canto esquerdo da Praia do Félix e com acesso por trilha de vinte minutos em meio à mata. Por lá o mar é incrivelmente transparente e a faixa de areia é integralmente formada por conchas. Uma lindeza! Veja mais sobre como chegar à Praia do Português.

8- Praia do Puruba – Ubatuba
A Praia do Puruba tem como porta de entrada uma comunidade de pescadores e destaca-se das demais praias de Ubatuba pelo visual espetacular que compartilha com dois rios que deságuam no mar. Por lá o cenário é bem especial e difere bastante de outras praias de Ubatuba, por isso a Praia do Puruba figura na nossa lista! Para chegar à praia, será necessário pegar um barquinho ou encarar a caminhada pela água doce até a faixa de areia. Na Praia do Puruba será fácil transitar entre o banho de mar e um mergulho no rio. Na dúvida, deixe o guarda-sol na faixa de areia que separa as duas águas e curta cada uma delas um pouquinho.

9- Ilha das Couves – Ubatuba
A Ilha das Couves está entre os passeios prediletos (e mais procurados) entre os turistas que chegam a Ubatuba. Com mar de piscininha, em tons que variam do verde ao azul, a Ilha das Couves é o destino perfeito para visitantes que querem conhecer uma porção de paraíso em meio às praias do Litoral Norte de São Paulo.

Na Ilha das Couves há duas faixas de areia distintas para curtir e ambas merecem a visita. A primeira, e menor, é onde chega grande parte dos barcos de passeio. A Praia Menor (Praia de Fora ou Praia do Japonês) tem água em tom de esmeralda e grande piscina para mergulho. Já na Praia Maior (Prainha das Couves ou Praia de Dentro), a água ganha tons entre verde e azul e o visual é encantador. Essa é a principal praia da Ilha das Couves, a que oferece maior faixa de areia e também a que recebe mais turistas.


Com informações do site:  noticiasdeemprego