quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Novo golpe do cartão de crédito; veja como não cair


 


Foto: Reprodução

Um novo golpe do cartão de crédito tem chamado atenção. A vítima recebe uma espécie de “aviso”, mas é preciso ficar atenta e tomar tomas as medidas de segurança depois que isso acontece.

Neste golpe, antes de fato ter um prejuízo maior, a vítima do golpe do cartão de crédito tem um valor descontado de uma compra que ela não realizou. Geralmente, o valor é de centavos e nem chega a R$ 1.

Por ser um valor baixo e irrisório, muitas pessoas deixam para lá a situação e até acham que pode ser alguma taxa do cartão de crédito ou imposto. Acontecesse que não é nada disso, isso pode ser indício de um golpe do cartão de crédito ainda maior.

Mas porque descontar só centavos? Essa ação nada mais é que um teste do cartão de crédito antes que uma compra mais expressiva seja feita e o prejuízo no seu bolso seja ainda maior.

Por isso, é importante ficar atento e também solicitar ao banco que você seja avisado pelo celular sobre cada  tarifa realizada com seu cartão de crédito. Isso pode te ajudar a cancelar o cartão de crédito rapidamente, caso perceba algum tipo de irregularidade deste tipo.

 

Golpe do cartão de crédito: especialista orienta bloquear e fazer denúncia

A indicação além de bloquear o cartão é que o registro do acontecimento também seja feito no Consumidor.gov (www.consumidor.gov.br), é o que orienta o economista e coordenadora do Programa de Serviços Financeiros do Idec, Ione Amorim. “O registro é necessário para o aprimoramento dos processos de segurança dos dados, pois o sistema não pode ser vulnerável”, disse em em entrevista a Tribuna de Minas.

Ele inclusive diz ter sido vítima de tentativa de golpe parecido, mas agiu antes que fosse tarde demais. “Quando identifiquei as cobranças, mesmo sendo valores pequenos, entrei em contato com as instituições e fiz o cancelamento dos cartões”, relembra.

E indica: “se o consumidor perceber um lançamento desse tipo de débito, é preciso agir imediatamente, pois os dados já foram vazados”.

Não se esqueça, em caso de valores desconhecidos cobrados na fatura a recomendação é cancelar o cartão o mais rápido possível.

O especialista também destaca a importância de acompanhar os gastos de perto. “É importante acompanhar com regularidade, pois esperar a fatura chegar para analisar essas movimentações pode acabar dando o tempo necessário para a ação fraudulenta se concretizar”. Como já dito, uma opção é solicitar que você seja avisado por celular a cada transação nova com o cartão de crédito.

Com informações do site: noticiasconcursos, Lucy Tamborino