segunda-feira, 20 de setembro de 2021

ECONOMIAComeçou a trabalhar antes de 1998? Veja como estão as regras para se aposentar pelo INSS


 
Foto: Reprodução
Após a Reforma da Previdência, as mudanças implementadas nas regras da aposentadoria ainda são motivo de dúvida para muitos contribuintes. Mas não é por menos. Quem solicita o benefício fora do momento ideal pode ter prejuízos financeiros, impedindo o recebimento de uma quantia satisfatória.

Gasolina, energia e gás de cozinha: Tudo subiu de preço, o que fazer para economizar?
Auxílio emergencial: Confira o calendário completo da 6ª e 7ª parcelas
De acordo com empreendedor social, Hilário Bocchi Junior, a reforma estabeleceu regras de direito adquirido, além das chamadas regras de transição, para garantir a melhor aposentadoria àqueles que estavam perto de se aposentar ou já haviam entrado com o pedido do benefício.

Regras do direito adquirido
Pelas regras do direito adquirido, a aposentadoria é abordada de forma proporcional. As diretrizes dessa modalidade se aplicam aos trabalhadores que começaram a contribuir antes de 1998. Elas permitem que o contribuinte se aposente com idade menor, com menos pedágio e mais cedo.

“Apesar de o nome do benefício ser aposentadoria proporcional, o valor do benefício pode ser maior, esclareceu o especialista.

Os contribuintes que desejam calcular sua aposentadoria podem realizar o processo de forma fácil e rápida através da calculadora criada por Bocchi Junior. A ferramenta está disponível para consulta no próprio site do especialista. A plataforma pode ser de grande ajuda para quem já decidiu que chegou o momento de se tornar um segurado do INSS.

Com informações do site: capitalist