quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Curso ‘Linha de cuidado para atenção à saúde mental’ recebe inscrições de profissionais de saúde


 
Foto: Reprodução

O programa Telessaúde UFSC recebe inscrições para o curso on-line e gratuito “Implementação da Linha de Cuidado para Atenção à Saúde Mental“. A atividade é destinada a profissionais de saúde vinculadas à Atenção Primária à Saúde (APS) que tenham cadastro ativo no Telessaúde UFSC. Estão sendo ofertadas 50 vagas e as inscrições vão até o dia 20 de setembro.

Sobre o curso
A Atenção Primária à Saúde (APS) tem importante papel na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por ser a principal porta de entrada, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede de atenção à saúde.

As pessoas acometidas por transtorno mental, decorrentes ou não do uso de substâncias psicoativas, devem ter o seu cuidado na APS da mesma forma como as que sofrem das demais condições crônicas de saúde. Como o estigma e o prejuízo decorrente da doença afetam negativamente a capacidade de cuidado geral do portador de transtorno mental, a APS deve transpor esses desafios para ofertar assistência integral.

O objetivo da Linha de Cuidado é fornecer subsídios para que a APS possa realizar ações em saúde mental para a população sob sua responsabilidade, visando ações de prevenção de agravos, de tratamento e de promoção de saúde mental. Também pretende fornecer subsídios para a identificação precoce do transtorno mental com a finalidade de instituir o tratamento oportuno, evitando a cronificação e a recorrência, além da redução do impacto da doença e o tempo perdido com sintomas sobre o indivíduo, seus familiares e a sociedade.

O curso é gratuito e totalmente on-line. Para se inscrever, os interessados devem acessar o Moodle Telessaúde SC. As atividades se encerram no dia 03 de novembro e os certificados serão fornecidos em um prazo de até 30 dias.

Todas as informações sobre o curso estão disponíveis na página do Telessaúde UFSC.

Público-alvo: profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária à Saúde no SUS.

Vagas ofertadas: 50 vagas.

Carga horária: 30 horas.

Início do curso: 20 de setembro de 2021.

Encerramento do curso: 3 de novembro de 2021 (45 dias).

Mais informações pelo Facebook, pelo Instagram, pelo telefone (48) 3721-4448 ou e-mail nucleotelessaudesc@gmail.com

Com informações do site: NOTICIAS UFSC