quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Concurso PM GO: governador reforça necessidade de novos editais;


 
Foto: Reprodução
A expectativa de um novo concurso PM GO é grande, mas o edital ainda não tem previsão de quando será publicado. Todavia, o governador Ronaldo Caiado reconhece a necessidade.

O chefe do executivo anunciou a promoção de mais de 3,1 mil praças da Polícia Militar. A novidade foi divulgada pelas redes sociais do governador e ratificada pela Secretaria de Segurança e Governo do Estado de Goiás.

Sobre o novo concurso, Caiado diz sabe da necessidade e assegurou uma nova seleção. Ele disse que o estado conseguirá promover um novo concurso, mas depende de aval do Tesouro Nacional.

“Estamos trabalhando fortemente para esse objetivo. Temos que pagar dívidas acumuladas anteriormente", citou o governador.

Como foi a promoção de novos soldados?

O anúncio da promoção aconteceu na última terça-feira, 21. Caiado promoveu 3.130 praças, após se reunir com o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, e o comandante-geral da corporação, Coronel Renato Brum dos Santos, para assinar e autorizar as promoções.

Segundo o governador, essa é a maior promoção já realizada na história da PM-GO.

“Nós estamos com o número de 3.130 praças promovidos. Primeira vez que nós estamos preenchendo todas as vagas”, destacou.

Além disso, diz que a promoção faz parte dos compromissos firmados pela atual gestão do Governo de Goiás, de viabilizar maior valorização das forças de segurança.

“Esse é o reconhecimento ao trabalho, à competência e aos resultados que vocês entregam à população do Estado de Goiás”, finaliza.

Foto de policiais da PM GO perfilados

Edital PM GO foi solicitado com 2 mil vagas;

No início de 2021, houve o anúncio de um novo concurso PM GO. Na época, o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo compartilhou em suas redes sociais um documento confirmando os trâmites para a nova seleção. 

Segundo o parlamentar, o Comando de Gestão de Finanças da Polícia Militar de Goiás se manifestou favorável ao novo edital, em ofício dirigido à Assembleia Legislativa do estado (Alego).

Além disso, o documento confirma que o comandante sugere o preenchimento de 2 mil vagas.

Vale lembrar que a seleção está prevista desde 2017. A expectativa é de que essas oportunidades sejam divididas entre as carreiras de soldado e cadete, conforme detalhado na tabela a seguir. Ambas exigem formação de nível superior. 

SOLDADO CADETE
Remuneração: R$1.500* Remuneração: R$5.401,43*
Requisitos: 
idade de 18 a 30 anos;
nível superior em qualquer área;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B. Requisitos: 
idade entre 18 e 32 na inscrição;
até 35 anos no momento do ingresso;
bacharelado em Direito;
altura mínima de 1,65m (homem) e 1,60m (mulher);
CNH categoria B.

* Dados da remuneração são de 2018. O valor atualizado está sendo checado pela reportagem da Folha Dirigida.

Concurso PM GO teve banca anjunciada em 2018;

Aguardado desde 2017, o concurso PM GO deveria ter sido publicado em 2018, mas isso não aconteceu. Em maio daquele ano, a corporação chegou a contratar o organizador: Instituto AOCP.

É possível que essa escolha se mantenha para o novo edital. Porém, a PM GO ainda não informou se a licitação realizada há mais de dois anos ainda poderá ser válida. Há chances de um novo processo ser realizado. Neste caso, uma outra banca poderia ser escolhida.

Inicialmente, as 2 mil vagas autorizadas seriam: 1.920 para soldado  de 3ª classe e 80 para cadete. Porém, segundo as informações mais atualizadas, aumentou a oferta para cadetes, que terá 100 vagas.

Quanfo foi o último concurso PM GO?

O último concurso para a PM GO, realizado em 2016, registrou 41.829 candidatos inscritos. Na época, a seleção foi organizada pela FunRio e foram ofertadas 2.500 vagas, sendo 2.420 para soldado e 80 para cadete. 

As fases do concurso foram:

1.provas objetiva e discursiva;
2.teste de capacidade física;
3.avaliação médica e psicológica;
4.avaliação da vida pregressa e investigação social.

No exame objetivo, os candidatos responderam questões de Língua Portuguesa, Realidade do estado de Goiás, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Penal Militar e Legislação Extravagante.

Seja aprovado em um concurso público em 2021;

Você quer ser aprovado em um concurso público, mas não sabe por onde começar? Aqui é o seu lugar! A Folha Cursos te ajuda com a melhor preparação e professores especializados. Escolha a sua área e comece já!

Por cargo;

PC-RJ - Inspetor de Polícia 
PC-RJ - Auxiliar Policial de Necropsia 
Receita Federal

Por carreira;


Com informações do site: folhadirigida