quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Concurso Embasa: 'edital em fase de elaboração', diz governador


 
Foto: Reprodução

Os candidatos do concurso Embasa estão ansiosos pela nova seleção, e isso não é segredo para ninguém. Afinal, a expectativa já vem há mais de dois anos. Mas, como será que estão os preparativos para o novo edital?

Na última terça-feira, 22, o governador Rui Costa respondeu a um internauta durante o programa Papo Correria, dizendo:

"O edital do concurso ainda está em fase de elaboração. Está previsto, mas ainda sem data definida."

Dessa forma, Rui Costa confirma que a seleção segue prevista e que os preparativos já foram iniciados. No entanto, ainda não há uma previsão concreta e mais exata de quando este edital será divulgado.

Novo aval do concurso Embasa é para 930 vagas

Em agosto, a autorização do concurso Embasa foi republicada com um novo quantitativo. Agora, o aval é apara preencher 930 vagas, em cargos ainda não definidos.

A resolução nº121/2021 do Conselho de Administração foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia do dia 24 de agosto.

O novo aval traz um número um pouco superior. A atualização no quantitativo de vagas muito provavelmente pode ter sido em virtude na demora em realizar o concurso. Com isso, vão surgindo mais cargos vagos no quadro da empresa e foi necessário renovar a autorização.

E, assim como na atual, a primeira portaria, publicada em abril de 2019, também não consta nada sobre os cargos que serão ofertados, tampouco o nível de escolaridade.

Mas, mesmo sem previsão de publicação do edital, o concurso da Embasa vem sendo previsto todos os anos no Orçamento. 

Confira quais foram os cargos do último concurso Embasa

Realizado em 2017, o último concurso Embasa contemplou a diversos cargos dos níveis médio, técnico e superior. Foram oferecidas 600 vagas para as carreiras de assistente e analista de saneamento em diversas áreas.  

Os candidatos puderam se inscrever para cargos de:

agente operacional;
operador de processos de água e de esgoto;
agente administrativo;
assistente de laboratório;
técnico operacional - Edificações;
 técnico em eletromecânica;
 analista de tecnologia da informação (Desenvolvimento);
contador/analista de gestão (Ciências Contábeis);
 engenheiro (Civil/ Produção Civil, Sanitária/ Sanitária Ambiental e Elétrica).
A Embasa ofereceu chances para 64 municípios, contemplando unidades de Salvador, da região metropolitana e do interior. Os salários admissionais variaram entre R$1.122,84 a R$6.793,31.

Concurso Embasa já tem banca!

Além de estar confirmado, o concurso Embasa já tem banca organizadora. Em 2019, a empresa escolheu o Instituto AOCP como organizador, após um longo processo interno.

A informação foi passada à Folha Dirigida pela Gerência de Comunicação Social da Empresa Baiana de Água e Saneamento. O edital, segundo a Embasa, sairia no mês seguinte, o que não aconteceu.

O edital pode sair este ano? Sim! A informação e previsão é do próprio governador da Bahia, Rui Costa. Em fevereiro, o chefe do executivo falou sobre a possibilidades de novos concursos e cogitou o da Embasa no segundo semestre.

“Você pode realizar algum concurso no final do ano, já que só poderá ser chamado ano que vem, porque senão você cria uma falsa expectativa, e a pessoa só vai poder ser chamada ano que vem. Então, se concurso houver, em algumas dessas áreas, só será feito no segundo semestre, porque a lei proíbe de chamar qualquer pessoa nova que eleve a despesa de pessoal até dezembro desse ano”, pontuou Rui Costa


Com informações do site:  folhadirigida