quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Concurso BB 2021: local de prova é liberado para consulta


 
Foto: Reprodução

Está disponível para consulta o local de prova do concurso BB 2021. Os 1.645.975 candidatos inscritos podem acessar o cartão de confirmação de inscrição no site da Fundação Cesgranrio, organizadora .

As avaliações estão confirmadas para o próximo domingo, 26, em todo o país.

Saiba tudo sobre a seleção do BB
Órgão: Banco do Brasil
Cargos: escriturário
Vagas: 4.480 vagas
Requisito: nível médio
Remuneração: R$4.508,40
Banca: Fundação Cesgranrio
Inscrições: de 24 de junho a 7 de agosto
Provas: 26 de setembro

Gerente da Cesgranrio orienta para exames

Para orientar e dar as últimas instruções aos candidatos que farão as provas do BB, Folha Dirigida entrevistou o gerente executivo de concursos da Fundação Cesgranrio, Oscar Cunha, que destacou que está tudo pronto para a realização das avaliações, inclusive no que tange também aos protocolos de proteção à Covid-19.

As principais recomendações de Oscar Cunha são para que os candidatos cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência, portando documento oficial de identidade com foto e máscara.

“Não teremos máscaras para distribuição. O candidato que se apresentar sem a máscara será barrado.” Leia a seguir a entrevista.

Tudo pronto para as provas

"Sim, tudo está pronto e devidamente preparado dentro das normas sanitárias estabelecidas e de acordo com o edital divulgado. É um desafio muito grande, sem dúvida. Mas toda a nossa equipe dedica-se muito e com todo o cuidado sanitário também. Como fazemos parte do consórcio aplicador do Enem e outras avaliações de larga escala, já fizemos trabalhos do mesmo tamanho e volume, o que facilita muito a nossa logística pela expertise já adquirida esses anos todos", diz Oscar Cunha

Horário das provas do BB

"As provas objetivas e redação terão o tempo total de cinco horas. Mas tudo depende também de solicitações especiais estabelecidas no edital. No cartão de confirmação de cada candidato consta o horário de sua prova. O início para todos será às 13 horas."

Principais recomendações

As principais recomendações são que cada candidato consulte seu cartão de confirmação por meio do site <www.cesgranrio.org.br> e tome ciência do seu local de provas e horários. Também deve checar o melhor meio de deslocamento e chegar com uma hora de antecedência para não correr risco de ficar barrado com o fechamento dos portões.

Os candidatos deverão levar documento oficial de identidade com foto.

Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos); cartão de identidade do trabalhador; passaporte brasileiro; certificado de reservista ou de dispensa de incorporação; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valham como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto). Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.

Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF), títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados.

O que não pode levar

Os candidatos não podem fazer uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas, relógios de qualquer natureza, telefones celulares, "pagers", microcomputadores portáteis ou similares. Também é proibido o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.

Protocolo na pandemia

Durante todo o período de permanência no local de realização das provas, o candidato deverá manter o uso da máscara de proteção para a prevenção da Covid-19, cobrindo nariz e boca simultaneamente.

Poderá ser solicitado ao candidato que retire a máscara e qualquer item de proteção pessoal contra a Covid-19 para vistoria visual, sendo mantida uma distância segura entre o candidato e o fiscal.

Recomendamos que o candidato compareça munido de álcool em gel para uso pessoal, acondicionado em recipiente em material transparente e máscaras extras para troca a cada duas horas. Mas, mesmo assim, disponibilizaremos álcool em gel em todas as salas, na coordenação geral e estabelecemos distanciamento entre as carteiras em todas as salas. Não teremos máscaras para distribuição. O candidato que se apresentar sem a máscara será barrado.

Mensagem aos candidatos

Mais uma vez recomendamos que consultem seus cartões de confirmação com local de provas e horários. Vejam a melhor forma de deslocamento e atentem para a chegada com uma hora de antecedência.

Usem roupas confortáveis, tenham uma boa noite de sono, descansem e alimentem-se bem. Não esqueçam o documento original e venham certos de que todos os cuidados foram tomados para uma aplicação segura e transparente

Saiba como serão as provas do concurso Banco do Brasil

Os candidatos do concurso Banco do Brasil serão avaliados por meio de provas objetivas e uma redação. Os exames estão previstos para o dia 26 de setembro, com cinco horas de duração.

A prova objetiva contará com 70 questões, sendo 25 de Conhecimentos Básicos e 45 de Conhecimentos Específicos. 

Agente comercial (escriturário tradicional)

Conhecimentos Básicos - 25 questões

Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada); 
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada); 
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).
 Conhecimentos Específicos - 45 questões

Matemática Financeira (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (dez questões com valor de 1,5 ponto cada); 
Conhecimentos de Informática (15 questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Vendas e Negociação (15 questões com valor de 1,5 ponto cada).
Agente de tecnologia (escriturário com foco em TI)

Conhecimentos Básicos - 25 questões

Língua Portuguesa (dez questões com valor de 1,5 ponto cada); 
Língua Inglesa (cinco questões com valor de um ponto cada); 
Matemática (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Atualidades do Mercado Financeiro (cinco questões com valor de um ponto cada).
 Conhecimentos Específicos - 45 questões

Probabilidade e Estatística (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada);
Conhecimentos Bancários (cinco questões com valor de 1,5 ponto cada); e
Tecnologia da Informação (35 questões com valor de 1,5 ponto cada).

Turbine seus estudos para o cargo de agente de TI do BB!

Após a primeira etapa, os candidatos serão classificados por microrregião/macrorregião/UF e de acordo com o total de pontos obtidos.

Serão eliminados aqueles que obtiverem aproveitamento inferior a 50% no conjunto das provas objetivas, em Conhecimentos Básicos ou na parte Específica.

Além disso, será eliminado o candidato com nota zero em qualquer uma das disciplinas. Somente será corrigida a redação dos aprovados, na objetiva, em uma posição que não ultrapasse o dobro do somatório do total de número de vagas e do número de cadastro de reserva.

A redação, no modelo de um texto dissertativo-argumentativo, terá caráter eliminatório. A avaliação terá uma pontuação igual a 100, sendo necessário obter 70 pontos ou mais para ser aprovado.

Após a homologação do concurso, a seleção ficará válida por um ano, prorrogável por igual período. Os selecionados serão contratados, durante esse prazo.

Concurso BB tem 1,6 milhão de inscritos

O concurso do Banco do Brasil é o maior da história do país. Segundo a instituição, são mais de 1,6 milhão de candidatos confirmados.

Foram registradas 1.645.975 inscrições no total, sendo 1.605.751 inscritos para as vagas de escriturário - agente comercial (tradicional) e 40.224 inscritos para as oportunidades de escriturário - agente de tecnologia (TI).

"Os números de candidatos superaram as nossas expectativas. A procura por uma vaga no Banco do Brasil nos deixa orgulhosos por termos cumprido o objetivo de atrair novos talentos, em nível nacional. Acreditamos que os candidatos foram atraídos pelas oportunidades de ascensão e encarreiramento que o BB oferece, além do conjunto de benefícios", disse o vice-presidente corporativo do BB, Ênio Mathias.

Segundo o Banco do Brasil, o quantitativo supreendeu, tornando o concurso o maior da história do país, segundo a Fundação Cesgranrio, organizadora.

A última grande seleção do país ocorreu em 2014, quando a Caixa Econômica Federal registrou mais de 1 milhão de inscritos em seu concurso para técnico bancário, médico do trabalho e engenheiro.

Com informações do site:  folhadirigida