domingo, 19 de setembro de 2021

3 formas de fazer a consulta da 6 parcela Auxílio emergencial 2021;


 
Foto: Reprodução
Começou o pagamento da sexta parcela do auxílio emergencial 2021, por isso listamos 3 formas de fazer a consulta que estão disponíveis para aqueles que querem saber se foram incluídos no penúltimo ciclo do benefício.

Tem direito de receber a 6ª parcela os cidadãos que se cadastraram em 2020 e continuam elegíveis ao programa. Então, veja a seguir como conferir a liberação do seu dinheiro em setembro.  

Auxílio emergencial 2021 consulta pela internet;

Para saber se você continua na folha de pagamentos do auxílio emergencial 2021 consulte pela internet através dos seguintes site:

site da Dataprev: consultaauxilio.dataprev.gov.br;
site do Ministério da Cidadania: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio;
site da Caixa Econômica Federal: auxilio.caixa.gov.br;

Essas plataformas foram desenvolvidas para possibilitar o acesso pelo computador ou através de dispositivos móveis, como celulares ou tablets. Então, na tela inicial do site escolhido o cidadão deve informar seu CPF para que o sistema identifique o beneficiário. 

Também será solicitada a data de nascimento e o nome completo da mãe. Depois, clique em “não sou robô” para a validação dos dados. Assim, aparecerá uma nova tela com informações do benefício, como a data de início do processamento, o envio da ordem de pagamento para a Caixa Econômica Federal e a data do depósito na conta poupança social digital. 



Outro resultado que pode aparecer é o bloqueio do pagamento. Isso significa que o cidadão não é elegível a receber o auxílio emergencial. Neste caso, é possível conferir na mesma tela qual o motivo do bloqueio feito na revisão mensal. 

Como consultar a 6ª parcela pelo telefone?

Outra opção para saber se você vai receber a 6ª parcela do auxílio emergencial 2021 é fazer a consulta junto à Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do telefone 111. O cidadão pode fazer a ligação gratuita de segunda a domingo, no horário das 7h às 22h.

Também estão disponíveis outros telefones para tirar dúvidas. São eles: 0800 104 0 104; 0800 726 0207 (atendimento Caixa Cidadão). Em todo caso, tenha em mãos o CPF e o nome completo do beneficiário. 

Auxílio emergencial – consulta por aplicativo;

O aplicativo Caixa Tem oferece inúmeras funcionalidades para os cidadãos, mas essa plataforma também conta com um chat automático que é gerenciado pelos atendentes da Caixa Econômica Federal. Desta forma, é necessário selecionar a opção no próprio aplicativo e esperar pelo atendimento online. 

Para aqueles que possuem o número do celular registrado e atualizado no Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal também está enviando mensagens via WhatsApp, para informar sobre a liberação da 6ª parcela do auxílio emergencial 2021. Então, se você tiver entre os aprovados, receberá as informações do seu benefício pelo número 0800-726-0207.  

Tem prazo para sacar o auxílio emergencial 2021?

Sim. Existe prazo para que o auxílio emergencial seja sacado ou movimentado. Ele é de quatro meses, sendo assim, o dinheiro depositado na conta poupança social digital que não for sacado ou movimentado nesse período retornará para a União, conforme determina o Decreto nº 10.661.

Por isso, a orientação aos beneficiários é realizar a consulta de liberação do benefício de forma constante, para saber se você continuará recebendo as próximas parcelas do auxílio emergencial em 2021.

Através disso, o beneficiário pode sacar o dinheiro de acordo com o calendário que, este mês se estenderá até o dia 30 para os cidadãos que integram o Bolsa Família, e até o dia 3 de outubro para o público geral.

Com informações do site: dci, Samara Arruda.