quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Saque do FGTS pode ser antecipado por até três anos pela Caixa


 
(Foto: Reprodução)
O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma modalidade que permite o pagamento anual de uma parte dos saldos disponíveis nas contas do fundo do trabalhador.

O cidadão sempre recebe a parcela no mês de seu aniversário, podendo sacá-la até o último dia útil do mês subsequente. A modalidade não é obrigatória, sendo assim, o trabalhador precisa aderi-la.

Ainda este ano, a Caixa Econômica Federal, responsável por gerir os pagamentos do FGTS, deve liberar os pagamentos para os cidadãos que aderiram ao saque-aniversário e fazem aniversário em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Estes trabalhadores, se quiserem, podem antecipar até três parcelas do saque-aniversário do FGTS, equivalente até três anos de pagamentos. Isso porque, a Caixa está disponibilizando uma linha de crédito com garantia no saldo do FGTS.

De acordo com a instituição, o saque-aniversário é utilizado como garantia de pagamento do crédito. Logo, possui umas das menores taxas de juros do mercado, podendo ainda ser solicitado por cidadãos com restrição no CPF, encontrados na Serasa e SPC.

A Caixa aceita empréstimos de no mínimo R$ 2 mil com a modalidade. Os juros mensais aplicados são de 0,99%, com uma taxa anual acumulada em 12,54%. Em alguns casos, o valor do crédito pode ultrapassar R$ 6 mil.

Como contratar o empréstimo?

Vale salientar que para solicitar a antecipação de até três parcelas do saque-aniversário, o trabalhador deve ter aderido a modalidade do FGTS. Sendo assim, o procedimento pode ser realizado pelo Internet Banking da Caixa para correntistas, ou pelo aplicativo FGTS para os que não possuem conta na instituição.

Para contratar o crédito disponibilizado pelo banco, o interessado deve seguir os passos abaixo:

  1. Instale e acesse o aplicativo do FGTS;
  2. Clique em “linha de crédito”;
  3. Na sequência, informe o número de parcelas que se deseja antecipar e os respectivos valores;
  4. Feito isto, realize uma simulação;
  5. Se as condições forem vantajosas, clique em “contratar”;
  6. Informe a assinatura eletrônica;
  7. Aguarde o comprovante de contratação ser gerado.

Com informações do site: NOTICIAS CONCURSOS