sábado, 7 de agosto de 2021

Projeto 'Capacita Sul de MG' leva cursos gratuitos para moradores de 72 cidades da região


 


Foto: Reprodução


O Instituto Federal do Sul de Minas lançou nesta semana o projeto "Capacita Sul de Minas" para ampliar a oferta de qualificação e capacitação de profissionais, jovens e mulheres na região. A partir deste mês de agosto, serão abertos 25 cursos gratuitos, online e presenciais, com estimativa de atender 15,8 mil pessoas residentes em 72 municípios da região até o fim de 2022.

Segundo o instituto, as oportunidades são diversificadas para suprir as demandas regionais e compreendem desde cursos rápidos (com carga total de 8 horas) até pós-graduações (12 meses de duração).

Algumas ofertas, todas on-line, já estão recebendo inscrições, como cursos de formação inicial e continuada (FIC) na modalidade à distância (EAD). As qualificações são para Assistente Administrativo e de Secretaria Escolar; Auxiliar de Laboratório de Saúde; Balconista de Farmácia e, por fim, Garçom/Garçonete. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 09 de agosto de 2021. (Clique para mais informações)

Também há vagas para cursos de pós-graduação Lato Sensu na modalidade à distância (EAD) para Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Gestão Educacional. As inscrições são igualmente gratuitas e seguem até 16 de agosto de 2021. (Confira informações)

A partir de outubro, será a vez de iniciar o ciclo de ofertas presenciais. Serão 16 cursos gratuitos, como: pedreiro, horticultor, maquiador, cuidador de idoso, costureira, recepcionista, de marketing digital e de Libras, entre outros. Essas e outras oportunidades serão divulgadas em breve no portal.ifsuldeminas.edu.br.

As novidades também contemplam crianças e jovens. Eles serão apresentados ao mundo maker, à robótica e ao universo da inovação por meio de laboratórios móveis, montados no interior de caminhões, que irão rodar pela região. Além disso, haverá cursos exclusivos para mulheres, capacitando-as para realizarem pequenos consertos na área de hidráulica e elétrica, incentivando o empreendedorismo e abrindo horizontes para o mercado de trabalho.

Confira as cidades beneficiadas pelo Capacita Sul de Minas: Aguanil, Alterosa, Andradas, Arceburgo, Areado, Baependi, Boa Esperança, Bom Repouso, Botelhos, Brazópolis, Cabo Verde, Cambuí, Cambuquira, Cana Verde, Capetinga, Carvalhópolis, Caxambu, Cruzília, Divisa Nova, Elói Mendes, Estiva, Extrema, Formiga, Guaranésia,Guaxupé, Heliodora, Ibiraci, Ibitiúra de Minas, ilicínea, Inconfidentes, Ingaí, Ipuiúna, Itajubá, Itamogi, Itamonte, Itanhandu, Itaú de Minas, Jacuí, Jacutinga, Luminárias, Machado, Monsenhor Paulo, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Nepomuceno, Nova Resende, Olímpio Noronha, Ouro Fino, Paraguaçu, Paraisópolis, Passa Quatro, Passos, Pedralva, Piranguinho, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Pouso Alto, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Santana da Vargem, São Bento Abade, São João da Mata, São Lourenço, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Serrania, Silvianópolis, Toledo, Três Corações, Varginha e Wenceslau Brás.


Com informações do site: G1