quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Pix: Saiba Se É Possível Cancelar A Operação Após Enviar O Dinheiro


 
Foto: Reprodução

O Pix é o sistema de pagamentos e transferências instantâneas desenvolvido pelo Banco Central (BC). O recurso caiu no gosto do brasileiro e o uso cresce a cada dia.

Porém, muita gente não tem o traquejo necessário para lidar com qualquer tipo de tecnologia e, assim, incorre em erros.

De acordo com o BC, após uma das partes enviar o dinheiro, não é mais possível cancelar a operação. O cancelamento somente está disponível antes de se apertar em enviar (confirmar).

Pix
A instituição financeira recomenda que se o usuário reconhece que tem dificuldades em lidar com tecnologia, que realiza a operação com a ajuda do parceiro ou familiar.

Não é recomendado, contudo, que o usuário recorra a desconhecidos ou pessoas que se ofereçam para ajudar, mas que não sejam de sua plena confiança.

Porém, a melhor prática é fazer ele mesmo, com calma, revisando cada etapa para, assim, ir se acostumando e operando sempre sozinho.

Já quem recebe tem a possibilidade de devolver o Pix feito involuntariamente (ou erroneamente). Mas, para isso, quem enviou precisa conhecer a outra parte.

Nubank
O Nubank apresenta algumas facilidades. Isso porque basta abrir o extrato da conta e clicar na transferência Pix que você recebeu e deseja devolver ao pagador. Ao fazer isso, uma tela vai surgir com a opção “Precisa fazer um reembolso?”; depois, basta clicar nela e confirmar a operação.

Essa é uma função obrigatória do Pix, então todas as instituições participantes do Pix devem oferecer essa opção aos usuários – a maneira de fazer isso, entretanto, pode variar.

Para quem fez um Pix para a pessoa errada, essa opção só é útil caso ela conheça ou tenha o contato do recebedor. Só assim é possível pedir a devolução do dinheiro.

Com informações do site: DIÁRIO INFORMATIVO BR.