terça-feira, 24 de agosto de 2021

PIS/Pasep: Aprenda a consultar o saldo do abono salarial na internet


 


Foto: Reprodução

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) foram criados por leis complementares no ano de 1970. Desde então, milhões de trabalhadores passaram a receber os benefícios de acordo com a modalidade de atuação com carteira assinada.

No caso do PIS, a Caixa Econômica Federal é a instituição responsável pelos repasses. Já em relação ao Pasep, os pagamentos acontecem mediante liberações pelo Banco do Brasil. O benefício, que é liberado todos os anos, teve o calendário deste ano adiado para o começo de 2022.

Para saber se existe saldo disponível para saque, que será liberado durante o pagamento do próximo calendário, o trabalhador pode consultar o PIS/Pasep no respectivo banco de cada modalidade. Recentemente, foi divulgado que o montante referente aos “esquecidos” do programa chega a quase R$ 25 bi.

Como consultar o abono salarial PIS/Pasep
No caso do PIS, basta acessar o site da Caixa e inserir o e-mail, CPF ou Número de Identificação Social (NIS – o número é o mesmo do Pis, e vice-versa), além da senha. Também é possível checar o saldo do abono por meio do aplicativo Caixa Trabalhador, terminal de autoatendimento ou via ligação telefônica para o número 0800 726 0207.

Em relação ao Pasep, o servidor pode acessar o site do Banco do Brasil e inserir o número de inscrição do Pasep (encontrado na carteira de trabalho) ou CPF, além da data de nascimento. Depois de selecionar a opção “Não sou um robô”, basta clicar em “Confirmar”. Mais detalhes sobre o programa também podem ser conseguidos pelo telefone 0800 729 0001.

Com informações do site: Capitalist