terça-feira, 24 de agosto de 2021

Pagamento por aproximação é seguro? Veja dicas de segurança


 
Foto: Reprodução
O pagamento por aproximação é uma ferramenta que traz muita comodidade para os seus usuários. Com ele, basta você aproximar o seu cartão que a compra é efetuada, sem a necessidade de colocar uma senha. Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), mostram que o número de pessoas que estão usando o pagamento por aproximação não para de crescer.
 
Com o aumento de 7 vezes, se comparado com o mesmo período do ano passado, o pagamento por aproximação é uma tendência que veio para ficar. Um dos motivos do crescimento gigantesco é a pandemia, evitando que as pessoas precisem tocar na maquininha para colocar a senha, diminuindo a chances de uma possível contaminação pelo Coronavírus.

Contudo, tanta praticidade também traz alguns riscos importantes. Por conta disso, fizemos um artigo explicando todos os cuidados que você precisa ter ao autorizar o seu cartão de crédito a fazer essas operações.

Fique de olho na distância 

É indicado que você não aproxime o cartão perto da maquinha antes de conferir se o valor está correto. A tecnologia permite que as transferências sejam feitas com até 4 cm de distância.

O valor está correto?

Ao usar o cartão utilizando a senha para confirmar o pagamento, você pode conferir se o valor da compra está certo. Contudo, com o pagamento por aproximação isso é dificultado. Por conta disso, fique de olho se o valor colocado na maquininha está correto.

Olhe a fatura
 
Com os bancos cada vez mais digitais, não é necessário que o banco envie para o  seu endereço a fatura com todos os gastos do mês. Ao fazer o pagamento por aproximação, olhe o extrato no seu aplicativo para conferir se tudo está dentro dos conformes. Também é indicado que você ative as notificações no seu celular, assim você receberá na mesma hora dados sobre a compra.

Desative a função

Não vai usar o cartão naquele momento? Os aplicativos bancários possuem a função de você desativar a função através do aplicativo. Nesse caso, é recomendável que deixe a função ativada somente quando for fazer compras, caso não for usar, melhor desabilitar o pagamento por aproximação.


Com informações do site: Seu Credito Digital