segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Instituto abre seleção para 100 vagas em curso gratuito na área de varejo; veja como participar


 
Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para as turmas do segundo semestre da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 10 de agosto ou até atingir mil candidatos.

Para participar da seleção, o candidato deve preencher o formulário de inscrição online. Ao todo são oferecidas 100 vagas para a região metropolitana de Salvador. Para participar é necessário ter de 18 a 24 anos, ter concluído o Ensino Médio na rede pública e possuir renda familiar de até três salários mínimos.

O curso será online e os selecionados receberão um tablet com acesso à internet para utilizar durante o período de formação. A ESV tem duração de aproximadamente cinco meses, com aulas online ao vivo duas vezes por semana, com 2h cada, além de outras atividades a serem desenvolvidas na plataforma de Educação a Distância (EAD).

As listas de aprovados serão divulgadas no dia 12 de agosto, após as 17h. O início das aulas está previsto para 17 de agosto. Os jovens que participam da ESV vão receber apoio e orientação para a busca de oportunidades de emprego. O programa é desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança.

Processo seletivo

A primeira etapa envolve o preenchimento da ficha de inscrição, já selecionando o período – manhã ou tarde – em que o candidato poderá participar das aulas virtuais, caso seja aprovado. Nesta fase, também é apresentado um vídeo explicativo sobre a ESV.

Ao final, é necessário selecionar um horário para participar da etapa seguinte. Os jovens que estiverem dentro dos critérios para admissão no programa recebem links para participar de grupos de mensagens por aplicativo e receber informações sobre os próximos passos.

Na segunda etapa, os inscritos participam de uma dinâmica de grupo online e respondem a uma sondagem para avaliação de conhecimentos gerais com a equipe de educadores e coordenadores da ESV. Com este novo modelo de seleção, será possível iniciar as dinâmicas mesmo com as inscrições ainda em curso.

Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, declaração de conclusão do Ensino Médio ou a Ficha 19, título de eleitor, foto 3x4, carteira de trabalho e, para os do sexo masculino, certificado de reservista do Exército Brasileiro ou CDI – Certificado de Dispensa de Incorporação.

Com informações do site: G1