quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Governo oferece 10 mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia


 
Foto: Reprodução

Através do Programaê, doze cursos online de programação para internet estão disponíveis, gratuitamente, no site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) da Bahia. Estão sendo ofertadas dez mil vagas para todo o estado, através de uma parceria entre a Secti e a startup Digital Innovation One (DIO).

Divididos entre categorias de iniciantes, intermediários e avançados, os cursos, que entregam certificados de conclusão, são destinados a todas as pessoas que possuem interesse em começar ou estabelecer uma carreira na área de tecnologia, com foco em programação e desenvolvimento de softwares.

De acordo com o gestor do Programaê, Sócrates Santana, o único pré-requisito para participar dos cursos é ter mais de 18 anos. Ele também afirma que essa é uma oportunidade para conectar trabalhadores e empreendedores ao mercado de trabalho. As inscrições devem ser feitas através do site www.secti.ba.gov.br.

"Esse programa não vai ser um projeto de desenvolvimento de pessoas na área de tecnologia, é também um programa de recrutamento de pessoas para empresas de pequeno e médio porte dessa área de TI. É um mercado que durante a pandemia vive um verdadeiro apagão de profissionais de mão de obra qualificada para atuar no setor. No Brasil a gente forma em média 46 mil pessoas por ano e a gente tem uma demanda uso de quase 90 mil profissionais desses todo ano no mercado. Até 2024, a expectativa é de termos uma demanda de quase 450 mil profissionais dessa área então a gente tem cursos assim tanto para iniciantes na área de tecnologia como os cursos mais avançados obviamente a gente está buscando mais pessoas voltadas à área de programação ou seja desenvolvimento de software", afirmou.

Com informações do site: ACORDA CIDADE