segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Empréstimo: descubra como saber se a empresa é confiável


 


Foto: Reprodução

Em época de crise financeira, muitas pessoas têm precisado de um empréstimo, e este pode ser o seu caso. Mas afinal, com tanta opção na internet, como saber qual empresa é confiável ou não? Onde verificar a reputação da empresa?

Depois do nosso artigo “Dicas para acertar na hora de pegar um empréstimo”, resolvemos trazer importantes pontos para evitar novos golpes.

Veja como verificar a reputação da empresa e algumas práticas já proibidas.

1) Como pesquisar a reputação da empresa
Antes de pegar um empréstimo é importante verificar a reputação da empresa para não cair em golpes, uma opção é o site Reclame Aqui. 

No site é possível ver a nota atribuída para a empresa, além de verificar as reclamações. Uma opção ainda mais certeira, é entrar em algumas reclamações e verificar se o mesmo se repete ou então se há queixa de pessoas que nunca receberam o dinheiro.

Outra opção é jogar o nome da empresa na pesquisa do Google e verificar sua nota, além de comentários dos clientes. Também pode-se procurar notícias em relação a empresa para verificar de fato a sua autenticidade.

2) Pedido de dinheiro para liberação do empréstimo é proibido

Desconfie de qualquer empresa que peça para que você deposite alguma quantia para liberação do empréstimo, a prática é proibida pelo Banco Central.

Os criminosos podem alegar as informações mais diversas, pagamento de impostos ou algum outro tipo de taxa para liberação, mas LEMBRE-SE a prática de cobrança antecipada é proibida por lei.

Por isso, a recomendação neste caso é não seguir com o empréstimo. E caso a suposta empresa afirme que seu nome pode “ficar sujo”, o que seria parar nos órgãos de proteção de crédito, não leve em consideração. Os criminosos tentam usar engenharia social e persuasão para convencer o cliente, não raro imitam o atendimento de centrais telefônicas de outros bancos.

3) Cuidado com fraudes
Muitos criminosos alegam ser de determinada empresa, mas na verdade só querem roubar o seu dinheiro e o seus dados. Evite passar informações pessoais no primeiro contato e confirme se fato a pessoa é quem diz ser.

Uma alternativa para evitar este tipo de fraude são os empréstimos online, porém, neste caso, antes de sair clicando no primeiro link, é preciso verificar a reputação do site.

O Serasa Ecred é uma opção 100% confiável neste sentido, há opções inclusive para quem tem o nome negativado. Clique aqui para saber mais.

Com informações do site: notíciasconcursos