segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Cursos online e gratuitos para quem quer ficar longe das dívidas


 


Foto: Reprodução
O começo do mês de boa parte dos brasileiros é igual: os boletos chegam, o salário também e, segundos depois, aquele valor recebido por um mês inteirinho de trabalho é levado embora pelas contas a serem pagas. Contudo, para cerca de 62,5 milhões de brasileiros o valor dos boletos ultrapassa o salário, tornando-os, assim, consumidores inadimplentes.

Os dados são da última edição do Mapa da Inadimplência divulgado pelo Serasa e revelam que a saúde financeira de milhões de brasileiros está pedindo socorro. Para tentar reverter essa situação, uma das opções mais eficazes é a educação financeira, já que aprender a lidar com o dinheiro, com as contas e com "comprar" é algo essencial para que o adeus às dívidas seja dado de maneira permanente. 

O Banco Central, o Serasa Ensina, a FGV e a Udemy são algumas das plataformas e instituições que oferecem cursos online gratuitos voltados para a propagação da educação financeira e da saúde do orçamento familiar. Confira abaixo a listinha que separamos para vocês e aprenda a como ficar longe das dívidas para sempre!

1) Banco Central

O Banco Central (BC) possui duas opções de cursos online gratuitos em seu site. A primeira opção é o curso de Gestão de Finanças Pessoais (GFP), que traz temas como: nossa relação com o dinheiro; orçamento pessoal ou familiar; crédito e endividamento; consumo planejado e consciente; e mais.

O outro curso oferecido é a Formação de Multiplicadores da Série "Eu e Meu Dinheiro". Ele possui 10h de duração e certificado. 

Os dois cursos estão disponíveis no site do BC, na aba "Cidadania Financeira" > "Cursos online".

2) Serasa Ensina

Quer aprender a lidar melhor com o seu dinheiro? Então é hora de dar o primeiro passo na "Trilha Financeira: curso de educação financeira gratuito da Serasa". O curso possui 57 módulos de estudo: orçamentos, produtos financeiros, dívidas, renda extra, crédito, fraudes e sonhos de consumo.

Entre os instrutores estão: Mirna Borges, Nathaly Dias, Patrícia Lages, Vitor Del Rei, Nathália Rodrigues e Guilherme Casagrande. As inscrições podem ser feitas pelo site do Serasa Ensina. Os participantes que concluírem 100% do curso recebem um certificado de participação. 

3) FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) possui diversos cursos gratuitos disponíveis à comunidade interna e externa e, entre eles, alguns voltados especificamente para a questão da educação financeira. 

Dentre as opções, indicamos os cursos: 1) Como Gastar Conscientemente; e 2) Como organizar o orçamento familiar. Neles os alunos irão aprender a organizar a vida financeira em caso de endividamento, a entender a importância de administrar bem o dinheiro e a planejar as finanças. 

Os cursos estão disponíveis no site da FGV, na aba "Online" > "Cursos Gratuitos".

4) Udemy

Por fim, encerramos a lista com os cursos gratuitos oferecidos pela Udemy. Por lá, os interessados encontram uma série de opções, entre elas o curso "Como ter uma boa saúde financeira", "Finanças Pessoais: Como tomar melhores decisões com dinheiro" e o "Como sair das dívidas".

Para acessar as opções é só entrar no site da Udemy, selecionar a opção "Categorias" > "Finanças e contabilidade" > "Finanças" > "Finanças Pessoais" e depois selecionar a opção "Gratuitos", que está disponível no filtro de Preços. 

Com informações do site: Terra