sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Confira as notas do Nubank, Inter e C6 no Índice Pix do Banco Central


 


Foto: Reprodução

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), foi lançado em novembro do ano passado, mas já atingiu 253,5 milhões de chaves ativas. Até então, eram 87,6 milhões de cadastros de pessoas físicas, e 5,8 milhões de empresas. Os dados correspondem até o mês de maio deste ano, com divulgação feita pelo próprio Banco Central.

Assim, ao analisar esses números, fica clara a popularidade do Pix no Brasil, e a força desse sistema de pagamentos instantâneo. E agora, de acordo com anúncio do BC em suas redes sociais, a instituição vai começar a divulgar mensalmente os índices de qualidade desse serviço. Então, para saber as notas do Nubank, Inter e C6 no Índice Pix do Banco Central, confira mais a seguir!

Confira as notas do Nubank, Inter e C6 no Índice Pix do Banco Central
Dessa forma, todos os meses, a partir de agosto, o Banco Central divulgará o tal relatório, com os resultados de cada instituição. Com isso, é possível conferir em quais delas o Pix está tendo um resultado melhor, possuindo uma qualidade no serviço acima dos demais.

Segundo o BC, a ideia é possibilitar que a população acompanhe o nível de disponibilidade das plataformas providas pela instituição, bem como a qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras e de pagamentos. Em resumo, o Índice de Qualidade de Serviço (IQS) expressa a qualidade na prestação de serviço Pix dos participantes do Pix em relação a seus clientes. Veja um pouco da metodologia a seguir.

Assim, a lista aparece em ordem crescente de qualidade do serviço do Pix. No caso dos resultados do mês de agosto, por exemplo, o Ame Digital atingiu a primeira posição, enquanto a última ficou com o BANCO SAFRA S.A. No caso do Nubank, C6 Bank e Banco Inter, os resultados foram:

Nubank: recebeu um índice de reclamação nível B, uma avaliação geral mensal nível A, e teve a meta de disponibilidade atingida;
Banco Inter: índice de reclamação nível A, uma avaliação geral mensal nível A, e meta de disponibilidade atingida;
C6 Bank: por fim, esse foi o banco com os resultados mais distantes do ideal, com índice de reclamação nível B, avaliação geral nível B, e meta de disponibilidade não atingida.

Para conferir os dados sobre o Pix, é bem simples, basta acessar o site do Banco Central e buscar pela instituição bancária. Para acessar o relatório divulgado em agosto e ver o resultado de outras instituições, clique aqui.

Com informações do site: seucreditodigital, Bruna Valtrick