quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Concurso INSS: confira requisitos para o cargo de nível médio (Técnico do Seguro Social)


 


Foto: Reprodução

Desde o ano passado, circulam rumores de que um novo concurso INSS poderá ser aprovado pelo Ministério da Economia. Até porque existe a necessidade de suprir o déficit no quadro de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social. O último pedido para a abertura de um novo edital estabeleceu o quantitativo de 7.575 vagas efetivas.

Dentre elas, constam oportunidades para nível médio na função de Técnico do Seguro Social. Mas você sabe quais são os requisitos e atribuições inerentes a esse cargo? Em nossa matéria, você confere todos os detalhes a respeito do assunto. Com isso, já será possível identificar se o posto é compatível com o seu perfil profissional/acadêmico.

Concurso INSS: requisitos para o cargo de nível médio
Ainda não existe prazo para a liberação de um novo edital do concurso INSS. Com o contexto de pandemia, o Ministério da Economia passou a restringir a liberação de certames. O que se sabe, até o momento, é que o INSS possui déficit no seu quadro de servidores.

O último pedido para o concurso, com 1.575 vagas, abrange três funções: Técnico do Seguro Social, Médico Perito e Analista do Seguro Social. O primeiro é um dos cargos mais concorridos do órgão, considerando o histórico de concursos feitos em anos anteriores. Confira, abaixo, quais são os requisitos necessário para garantir uma vaga na função de Técnico do Seguro Social:

Ter concluído o nível médio completo (ou certificado de curso técnico equivalente);
Ser aprovado em todas as etapas do concurso INSS;
Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa. Se for de nacionalidade portuguesa, o candidato deve estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
Estar em dia com os direitos políticos;
Estar em dia com as obrigações militares (para candidato do sexo masculino);
Estar quite com as obrigações eleitorais;
Ter idade mínima de 18 anos, desde que estejam completos na data da posse do cargo;
Ter aptidão física e mental para as atividades relacionadas ao cargo de nível médio;
Atender a todas as regras que estarão dispostas no edital de abertura do concurso INSS.


Com informações do site: concursosnobrasil, Bruno Destéfano