quarta-feira, 4 de agosto de 2021

CFC abre inscrições para o Exame de Qualificação Técnica, veja o calendário


 


Foto: Reprodução
Estão abertos os editais do Exame de Qualificação Técnica (EQT) para o registro de auditores independentes e peritos contábeis.

De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), os interessados podem fazer a inscrição a partir das 15h desta segunda-feira, 2. 

Através desse exame, os profissionais podem obter o registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) ou no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do CFC.

Sendo assim, podem prestar serviços à instituições como Banco Central do Brasil (BCB), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), dentre outras. Quer saber como funciona o EQT? Continue conosco. 

EQT
Os profissionais contábeis que possuem o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), podem atuar na área da Auditoria Independente ou Perícia Contábil, respectivamente. 

Esses registros são obtidos através do EQT que foi criado para testar o conhecimento e a competência técnico-profissional dos contadores.

As provas tem como objetivo elevar o nível técnico e científico do contador brasileiro da área da Auditoria Independente e Perícia Contábil, além de estimular o aperfeiçoamento do contador na execução do trabalho a ser desenvolvido.

Desta forma, o exame se tornou um dos requisitos para a inscrição do contador que pretende atuar no mercado de valores mobiliários ou na área de Perícia Contábil.

Tais processos são administrados por uma comissão formada por contadores indicados pelo próprio CFC e pelo IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).

Quem pode participar do Exame? 
Poderão participar do Exame de Qualificação Técnica todos os contadores regularmente registrados no Conselho Regional de Contabilidade de sua jurisdição, que exerçam, ou pretendam exercer, a atividade de Auditor Independente, como empregado ou sócio de empresa de auditoria ou como autônomo.

Provas 
Os profissionais devem fazer a inscrição até o dia 16 de agosto, através do site do Conselho Federal de Contabilidade. O valor que deve ser pago para efetivar a participação no exame é de R$150. 

O EQT é composto de provas escritas com questões de respostas objetivas e dissertativas. Essas provas serão aplicadas em todas as capitais do país e a previsão é de que aconteça de forma presencial, conforme o seguinte calendário:

Registro de perito no CNPC: a prova acontecerá no dia 12 de novembro, das 14h às 18h;

Registro de auditor no CNAI: a prova acontecerá entre os dias 27 de setembro e 11 de novembro, seguindo o calendário abaixo.

27/09- Prova de Qualificação Técnica Geral;
08/11- Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM;
09/11- Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB;
10/11- Prova Específica para atuação em auditoria nas sociedades supervisionadas pela Susep;
11/11- Prova Específica para atuação em auditoria nas sociedades supervisionadas pela Previc;
Os editais completos podem ser conferidos no site do CFC.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Com informações do site: jornalcontabil