terça-feira, 3 de agosto de 2021

Caixa libera todas as datas do saque-aniversário do FGTS


 
Foto: Reprodução
Trabalhadores que aderiram à sistemática do saque-aniversário podem resgatar anualmente parte do saldo da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A liberação do dinheiro é feita no mês de nascimento do trabalhador.

Interessados em fazer parte do saque-aniversário têm até o último dia do mês do seu nascimentos para realizar a mudança e assim receber o valor no mesmo ano de opção. Caso contrário, a liberação das parcelas só terá início no ano seguinte.

Os recursos ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da liberação do saque. O valor das parcelas é proporcional ao que o trabalhador têm acumulado no fundo, podendo haver quantias adicionais ou não.

A troca entre as modalidades de saque do FGTS não é obrigatória. Ou seja, o trabalhador que não quiser o saque-aniversário permanecerá na sistemática do saque rescisão, que libera integralmente o dinheiro acumulado no fundo em caso de demissão sem justa causa, por exemplo.

Calendário de pagamento do saque-aniversário do FGTS
A Caixa Econômica Federal é a instituição responsável pelos pagamentos. A estatal, inclusive, já liberou o cronograma completo de repasse e resgate do saque-aniversário do FGTS 2021:

Nascidos em janeiro: de janeiro a 31 de março;
Nascidos em fevereiro: de fevereiro a 30 de abril;
Nascidos em março: de março a 31 de maio;
Nascidos em abril: de abril a 30 de junho;
Nascidos em maio: de maio a 30 de julho;
Nascidos em junho: de junho a 31 de agosto;
Nascidos em julho: de julho a 30 de setembro;
Nascidos em agosto: de agosto a 29 de outubro;
Nascidos em setembro: de setembro a 30 de novembro;
Nascidos em outubro: de outubro a 31 de dezembro;
Nascidos em novembro: de novembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022;
Nascidos em dezembro: de dezembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022.

O cidadão que optar pelo saque-aniversário, mas depois decidir retornar à sistemática do saque rescisão, poderá solicitar a reversão a qualquer momento. Contudo, a mudança surtirá efeito apenas no primeiro dia útil do 25º mês ao da solicitação.

Com informações do site: deolhonews