terça-feira, 24 de agosto de 2021

Auxílio-inclusão: como solicitar o pagamento de R$ 550 e todos os detalhes sobre o benefício


 
Foto: Reprodução
O governo vem estudando um projeto para substituir o Benefício de Prestação Continuada e o objetivo principal é conseguir reintegrar os solicitantes no mercado de trabalho, missão essa que não é nada fácil nos dias de hoje.

Atualmente, quem participa do programa acaba perdendo o auxílio quando consegue um emprego de carteira assinada, mas no novo projeto o cidadão passa a ser incentivado a entrar no mercado formal.

Para ter direito a este benefício, não precisa ter contribuído com a Previdência, mas é preciso ter mais de 65 anos, ou alguma deficiência que incapacite a pessoa para o trabalho. Quem se encontra em situação de vulnerabilidade social também pode solicitar esta ajuda.

Atualmente o valor do BPC é de 1 salário mínimo, mas o projeto que procura mudar esse benefício quer reduzir para R$ 550 a ajuda aos beneficiários. Outra mudança importante que pode ocorrer, é que o auxílio-inclusão em hipótese alguma poderá ser cumulativo, ou seja, ser pago juntamente com outros benefícios previdenciários.

Outro item importante a ser observado é que para ter direito ao auxílio, é preciso estar inscrito no CadÚnico, tendo recebido remuneração máxima de até dois salários mínimos neste ano.

Quem já contou com a ajuda do BPC cinco anos antes de iniciar em algum emprego, ou por algum motivo teve o benefício cancelado, também tem direito ao auxílio e poderá fazer a solicitação.

A partir do dia 1º de outubro já será possível solicitar esse benefício junto ao INSS, basta entrar em contato pelo telefone 135 ou através do aplicativo Meu INSS.

Com informações do site: i7News