quarta-feira, 11 de agosto de 2021

5 dicas valiosas para aprender a montar uma loja online


 


Foto: Reprodução

Com a chegada da modernidade e evolução dos meios de compra e venda, ter uma loja online pode ser um diferencial, seja uma marca de grande porte, ou uma pequena fábrica. O importante é aparecer! Existem milhares de opções para os consumidores e se destacar é o maior segredo. Por isso, confira abaixo algumas dicas e sugestões para viabilizar a sua loja online de maneira simples e prática.

5 dicas valiosas para aprender a montar uma loja online

Em suma, se você pensa em montar uma loja online existem algumas dicas valiosas que podem te ajudar. Confira abaixo 5 dicas.

1 – Pesquise e realize um planejamento
Inicie um estudo sobre a concorrência para saber quais os desafios, e como você pode destacar a sua empresa. Esse planejamento vai ser a documentação das estratégias e devem envolver a precificação, o serviço, a entrega, a gestão e os diferenciais do seu negócio. 

Além disso, é necessário mapear o perfil do cliente, bem como os canais de marketing, a abordagem de vendas, e tudo que é preciso para o sucesso da loja online. Por fim, revise periodicamente esse material, e analise as melhorias e adequações. 

2 – Configure o seu negócio online
Há alguns elementos que são necessários considerar. Entretanto, a plataforma do e-commerce é um dos mais importantes. Ou seja, em alguns casos, é bom criar o seu próprio e-commerce, apesar disso demandar um bom investimento e tempo. Apesar disso, é possível investir em alguns caminhos:

Plataformas alugadas: elas ofertam os pacotes prontos com uma baixa dificuldade para a customização e o atendimento para os mais diversos tipos de venda online;
Loja com código aberto – Open Source: é preciso configurar os plugins para cada particularidade do negócio. Tais como o meio de pagamento e gateway logístico;
Loja com código próprio: oferta uma maior possibilidade de personalização, entretanto exige um maior investimento. Toda a construção do site depende da equipe de desenvolvimento alocada.
Em suma, uma ótima opção é abrir uma loja virtual, que disponibiliza muitas vantagens sobre o desenvolvimento de um site zero. E assim, contar com um serviço completo e fácil de usar. Também é possível contar com o marketplace, já que não é necessário investir em estrutura, bem como a plataforma oferta um grande tráfego de compradores.

Por isso, realize um mapeamento dos possíveis canais para efetuar vendas pela internet, e escolher a melhor estratégia para a sua empresa. Além disso, escolha um bom parceiro de solução de pagamento online. Em suma, essa ferramenta vai facilitar o checkout, bem como ofertar os melhores e mais diversos métodos de pagamento.

3 – Se prepare para o lançamento da loja online
Assim que você tiver o produto e a estrutura organizados, a próxima etapa é preparar o lançamento do seu negócio.  Quanto mais tempo você destinar ao planejamento de todos os detalhes, melhor os resultados.

E não esqueça: um dos pontos mais importante que merece atenção é a logística. Escolha sempre um parceiro de entrega que ofereça um bom custo de envio e um prazo de entrega rápido. Além disso, escolha boas embalagens, de forma a criar a sua identidade visual. Também não se esqueça de deixar as políticas de troca e cancelamento bem claras nos canais da sua loja online.

4 – Faça com que a sua loja online apareça nos mecanismos de busca
É muito importante dar visibilidade à sua loja online, e entender os fundamentos da otimização de mecanismos de busca para estruturar o seu site. Assim, o Google e outros mecanismos de pesquisa podem ranquear o seu site. O SEO é muito importante para o sucesso do seu comércio eletrônico. Ao clicar aqui, você tem acesso a um guia de SEO para iniciantes.

5 – Invista em ações que possam impulsionar as suas vendas
Por fim, existem várias ações que podem te ajudar a dar um up nas vendas da sua loja online. Algumas das ações de marketing mais efetivas são:

Publicidade paga: invista em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads;
Marketing de conteúdo: dessa forma, você pode aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair público;
Social selling: essa prática cria um relacionamento com os clientes por meio das redes sociais para gerar vendas.

Com informações do site: seucreditodigital, Priscilla Kinast