sexta-feira, 6 de agosto de 2021

5 Dicas para economizar energia elétrica no inverno


 
Foto: Reprodução

O consumo de energia aumenta demasiadamente nos períodos de diminuição da temperatura. Saber racionar esse consumo é essencial para manter os gastos de energia sob controle.


Porém, não é uma tarefa fácil. O aumento do uso do chuveiro elétrico pode tornar a conta de energia extremamente alta. As tarefas mais rotineiras do dia dia também são feitas de forma mais demorada, e as luzes se acendem mais cedo do que no verão.

Com o aumento da demanda por energia elétrica, as usinas geradoras de energia termelétricas, que utilizam carvão como combustível, começam a poluir e emitir gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. Por isso é de extrema importância manter os gastos controlados no inverno, faz bem tanto para o seu bolso, quanto para o planeta.

Para te ajudar nisso, trouxemos 5 dicas para economizar energia elétrica no inverno sem perder o seu conforto. As dicas servem para ações do dia a dia, que precisam de um pouco mais de atenção para serem executadas sem extrapolar os gastos do mês.

1. Atenção às luzes

O primeiro passo para começar a economizar energia é trocando as suas lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED. A economia de energia é muito maior, e o impacto ambiental muito menor.

Um outro ponto que deve ser atentado durante o inverno é de sempre apagar as luzes ao sair do cômodo. Pode parecer algo simples, mas pequenos atos como esses em grandes quantidades fazem a diferença no final do mês. E além de economizar energia, você vai estar aumentando  vida útil da sua lâmpada.

2. Evite banhos longos

O chuveiro elétrico é um grande vilão quando o assunto é economia de energia. E no inverno, isso piora ainda mais. Isso porque surge a necessidade de banhos mais longos e mais quentes, consequentemente, mais energia estará sendo utilizada para esquentar a água.

se ensaboar com o chuveiro desligado, não utilizar a água tão quente (sua pele também agradecerá), diminuir o banho, são ações que farão toda a diferença na sua conta no final do mês.

3. Fiscalize a sua geladeira

Essa dica vale tanto para o inverno quanto para o verão. A geladeira é responsável por grande parte dos gastos do mês, por conta disso, é importante sempre estar atento a borracha da geladeira e a vedação da mesma.

Por ser um equipamento que precisa ficar ligado a tomada 24hrs por dia, evitar abrir a sua porta é importante. Assim, você mantém o ar frio dentro, evitando que ela precise gastar mais energia para refrigerar o centro.

4. Desplugue os equipamentos das tomadas

Os equipamentos que estão em standby continuam gastando energia elétrica. Muitas vezes, deixar equipamentos como televisores e computadores plugados na tomada geram um gasto significativo na conta.

O essencial aqui é retirar da tomada os equipamentos que não estão sendo utilizados no momento, carregadores de celular devem ficar apenas plugados quanto utilizados. Fazer esse consumo consciente das tomadas é importante para a consciência ambiental e energética do planeta.

5. Lavar e passar roupa

A máquina de lavar e secar roupas gasta um anergia significativamente alta para executar as suas funções. A dica aqui é escolher um dia para lavar as suas roupas e para secá-las, o gasto de ligar o aparelho na tomada várias vezes pode ser um empecilho grande quando o assunto é economia de energia.

O mesmo vale quando os assunto é passar roupa. Utilizar o ferro de passar em apenas um dia acarretará numa diminuição na sua conta de luz.


Com informações do site:  glight