quarta-feira, 7 de julho de 2021

Trabalhador que sacar o FGTS depois do dia 10 pode receber mais





Os trabalhadores que exercem atividade no regime CLT possuem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nas possibilidades de saques do FGTS, existe a modalidade do saque-aniversário, opção essa em que o trabalhador deixa de receber o saque em caso de demissão sem justa causa, mas que, em contrapartida, pode resgatar todos os anos parte do saldo vinculado ao contrato de trabalho.

O trabalhador que adere ao saque-aniversário pode resgatar uma parcela do saldo vinculado ao fundo no mês de aniversário, ou seja, os nascidos em julho que optaram pela modalidade já podem resgatar os valores desde o dia 1º em que o saque fica disponível até o dia 30 de setembro.

Saque mais vantajoso

O que nem todo trabalhador que opta pelo saque-aniversário sabe é que o resgate dos valores é mais vantajoso a partir do décimo dia de cada mês, isso porque os valores do FGTS são reajustados com aplicação de juros e correção monetária.
Contudo, o saque-aniversário possui características próprias em que os trabalhadores precisam se atentar ao aderir à modalidade. Pois, como mencionado anteriormente, a opção pelo saque-aniversário faz com que o trabalhador não tenha acesso ao saque-rescisão, caso venha a ser demitido sem justa causa, contudo, a multa de 40% do FGTS continua sendo direito do trabalhador que optou pela modalidade.

Além disso, o trabalhador ao optar pelo saque-aniversário tem que estar decidido sobre a opção, pois, caso o trabalhador queira voltar para a modalidade do saque-rescisão precisará aguardar dois anos e um mês para voltar a ter direito, ou seja, no primeiro dia útil do 25º mês ao da solicitação.

Como aderir ao saque-aniversário

Se você ainda não aderiu à modalidade, saiba que ainda é possível informar à Caixa Econômica que pretende receber o dinheiro ainda em 2021. O prazo termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador.

Por exemplo, aqueles que nasceram em julho devem fazer a adesão até o dia 31 deste mês. Então, acesse o site ou aplicativo FGTS e clique em “Saque-Aniversário”.

Após ler os termos e condições, clique em “aderir ao saque aniversário”.  O sistema também disponibiliza a simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário em 2021. 

Quanto recebo no saque-aniversário?

O cálculo dos valores a receber são disponibilizados na conta do FGTS do trabalhador, com a incidência de uma porcentagem e um bônus. Confira a tabela:


Com informações do site: jornalcontabil