domingo, 11 de julho de 2021

Sai edital do concurso PM MG com 120 vagas para oficiais


 
 (Foto: Cláudia Lima/TJ MG)
A Polícia Militar de Minas Gerais publicou edital do novo concurso PM MG para ingresso no Curso de Formação de Oficiais (CFO). A oferta é de 120 vagas para graduados em Direito. Do total de oportunidades, 108 são para homens e 12 para mulheres.

Não há reserva de vagas para as pessoas com deficiência (PcD), tendo em vista a natureza do cargo e as previsões constitucionais aplicáveis aos militares.

A carreira de oficial da Polícia Militar de Minas Gerais tem como requisitos: Bacharelado em Direito, idade entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60m.

Ao ingressar no curso de formação, o aprovado é denominado ‘Cadete’. No primeiro ano, a remuneração é de R$6.519,44. Depois da formatura, o Cadete será declarado ‘Aspirante a Oficial’, com antiguidade definida segundo a ordem de classificação no CFO.

As inscrições serão abertas na segunda-feira, 12 de julho. Os interessados poderão se candidatar até 12 de agosto, pelo site da PM MG.

O primeiro passo é preencher o formulário com todos os dados solicitados, como por exemplo, a cidade de realização da prova de conhecimentos . Em seguida, será preciso gerar o boleto e pagar a taxa de R$200,57. O pagamento poderá ser efetuado até 13 de agosto.

Poderão solicitar a isenção da taxa: membros de família de baixa renda e/ou que não tenham vínculo empregatício nas iniciativas pública e privada.

Para isso, será necessário realizar a pré-inscrição, nos dias 12 e 13 de julho, e entregar a documentação comprobatória das condições em uma das unidades indicadas no edital.

Concurso PM MG tem provas marcadas para setembro

O concurso PM MG para oficiais será composto por duas fases:

► 1ª fase: Provas de conhecimentos (prova objetiva e prova dissertativa);

► 2ª fase: Avaliações Psicológicas, Avaliação Física Militar (AFM), Prova Oral e Prova de Títulos.

As avaliações objetivas e dissertativas estão marcadas para o dia 12 de setembro, a partir das 8h30. Os candidatos deverão responder a 40 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas seguintes disciplinas:

  • Direito Administrativo – 5 questões;
  • Direito Constitucional – 5 questões;
  • Direito Penal – 4 questões;
  • Direito Penal Militar – 4 questões;
  • Direito Processual Penal – 4 questões;
  • Direito Processual Penal Militar – 4 questões;
  • Direitos Humanos – 2 questões;
  • Legislação Extravagante – 6 questões;
  • Legislação Institucional – 2 questões;
  • Língua Portuguesa – 4 questões.
Os participantes ainda deverão elaborar uma redação com tema que será fornecido no momento da prova. O texto deverá conter, no máximo, 30 linhas e, no mínimo, 120 palavras. Os classificados serão convocados para as demais fases do concurso.

As provas objetivas e dissertativas poderão ser aplicadas nos municípios de: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

Concurso PM MG: candidatos passarão por outras etapas
O teste de capacitação Física (TCF), dentro da Avaliação Física Militar, cobrará os exercícios de: força de resistência abdominal (abdominal tipo remador); força de resistência de braços na barra fixa (flexão estática e dinâmica na barra fixa); Resistência cardiorrespiratória (corrida de 2.400 metros).

Já a prova oral será realizada em Belo Horizonte e abrangerá as seguintes áreas temáticas:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal Comum e Militar;
  • Direito Processual Penal Comum e Militar.
Cada candidato será arguido sobre as quatro áreas temáticas e terá, no máximo, três minutos para responder a cada questão. A prova oral poderá ser realizada em até dois dias consecutivos.

No exame de títulos, por sua vez, os participantes serão pontuados por graduações, especializações, mestrado ou doutorado. O concurso PM MG terá validade de um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Curso de formação de Oficiais será iniciado em 2022

O Curso de Formação de Oficiais será iniciado em 2022. As aulas serão aplicadas na Escola de Formação de Oficiais (EFO) da Academia de Polícia Militar (APM), situada na Rua Diabase nº 320, bairro Prado, Belo Horizonte/MG.

A duração do curso será de dois anos, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Durante o curso será obrigatório o alojamento do Cadete (pernoitar nos aquartelamentos) com a finalidade de familiarizar-se ao regime da caserna e às atividades militares, de acordo com o Regimento da Escola.

O período de alojamento está inicialmente previsto para os primeiros 12 meses de curso, podendo sofrer alteração de acordo com decisão do Comando da EFO.

O Cadete terá direito, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. Após a conclusão do curso, o Cadete será declarado Aspirante a Oficial.

Ao término do curso, o militar poderá ser transferido, de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, para qualquer Unidade da PM MG, em todo o Estado de Minas Gerais.

Com informações do site: FOLHA DIRIGIDA