sábado, 10 de julho de 2021

Quem pode se inscrever nas edições do PROUNI e FIES de 2021.2?


 
Foto: Reprodução

Os estudantes que querem se inscrever no segundo semestre do Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fies, devem estar atentos ao período de inscrições. Os portais passam a aceitar novos cadastros em breve. 

Prouni
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004 com a intenção de incluir os estudantes que não conseguem pagar a faculdade.

Sendo assim, são selecionados estudantes para terem bolsas parciais e integrais em universidades particulares. 

As bolsas podem ser de 50% ou de 100%, mas para isso é necessário que o estudantes esteja encaixado nos requisitos.

Neste ano de 2021, o programa vai utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) mais recente, ou seja, de 2020 nesse segundo semestre.

Quem pode participar do Prouni?

Para participar é necessário:

ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
ter alguma deficiência;
ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.
Com exceção dos docentes, os outros candidatos não podem ter diploma do ensino superior.

Como se inscrever?
A inscrição pode ser realizada totalmente online pelo site do Prouni, no período de inscrição. Após isso é preciso realizar um cadastro fornecendo o CPF e o número de inscrição do último Enem.

O prazo para a realização da inscrição é de quatro dias, por isso não deixe para a última hora já que o site pode ficar congestionado e acabar não conseguindo realizar a inscrição.

Cronograma do Prouni 
13 a 16 de julho – Período de inscrição;
20 de julho – Resultado da 1ª chamada;
20 a 28 de julho – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;
03 de agosto – Resultado da 2ª chamada;
03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.

Fies 
O Fies é um programa de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar no ensino superior em universidades privadas.

O programa hoje, possui duas categorias: a primeira oferece vagas com juros zero para os estudantes com renda mensal familiar de até três salários mínimos. 

A segunda é chamada P-Fies, que é direcionada para os estudantes que têm renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Quem pode participar?
Para se inscrever é preciso que o estudante tenha participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2010.

Além disso, é preciso que tenha obtido ao menos 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de nota superior a zero na redação do Enem.

Cronograma

27 a 30 de julho – Período de inscrição;
3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;
4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.

Com informações do site: FDR.