domingo, 4 de julho de 2021

Perdeu o prazo da prova de vida? Saiba o que fazer para recuperar seu benefício


 
Foto: Reprodução
A prova de vida voltou a ser obrigatória para os segurados que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde a última quinta-feira, 1º, os pagamentos já podem ser bloqueados para quem deixou de realizar o procedimento. Se esse é seu caso, saiba o que fazer.

Quem precisava fazer a prova de vida em março ou abril de 2020 deveria ter realizado o exame até o dia 30 de junho de 2021. Para esse grupo, o benefício esta sob risco de bloqueio ou até mesmo já foi bloqueado.

No ano passado, a prova de vida foi suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19, já que grande parte dos beneficiários do INSS faz parte dos grupos de risco para a doença. Mas o governo retomou os exames, que ganharam um novo calendário.

Para facilitar o procedimento, ele já está disponível digitalmente para alguns beneficiários. O projeto está em fase de testes com quem recebeu uma mensagem de texto ou e-mail contendo um convite para realizar o exame pelo celular, direto pelo aplicativo Meu INSS. Os demais devem manter o procedimento presencial, se dirigindo ao caixa eletrônico ou agência bancária.

O que fazer se meu benefício for cancelado?
Se você é aposentado ou pensionista, deixou o prazo passar e teve seu benefício cancelado, não significa que perderá esse valor sempre. Para solicitar a volta dos pagamentos, siga o passo a passo abaixo:

Entre no aplicativo Meu INSS;
Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”
Toque em “Novo Requerimento”;
Escolha o serviço desejado;
Aperte em “Atualizar”;
Revise seus dados e aperte em “Avançar”;
Informe os dados necessários para continuar o pedido.

Calendário da prova de vida 2021



Com informações do site: editalconcursosbrasil