sábado, 31 de julho de 2021

O que é Ethereum?


 
(Foto: Reprodução)
Hoje nesse conteúdo vamos falar sobre o Ethereum para você conhecer mais sobre essa criptomoeda e sua blockchain. 

Com certeza, as moedas virtuais são o futuro do mercado, principalmente para enviar e receber pagamentos. 

Para facilitar sua leitura veja a seguir quais os tópicos vamos abordar no artigo de hoje, confira a seguir:

  • O que é o Ethereum e Ether;
  • O Ethereum X Bitcoin;
  • Como funciona o Ethereum;
  • Vantagens do Ethereum;
  • Como conseguir Ether.
O que é o Ethereum e Ether

Ethereum é uma plataforma descentralizada que possui a capacidade de executar contratos inteligentes e aplicações com a tecnologia blockchain.  

O Ethereum é uma plataforma de software que é capaz de executar contratos inteligentes, aplicando tecnologia blockchain. Basicamente  ele atua como uma internet descentralizada e um sistema desse tipo precisa de uma moeda para pagar pelos recursos computacionais para executar um programa, é aí que entra o Ether.

O Ether é basicamente um recurso de suporte digital onde não é necessário que terceiros façam o processamento do pagamento. Porém ele não funciona somente como uma moeda digital, mas também como uma espécie de combustível para aplicativos descentralizados na rede

Ethereum X Bitcoin

O Ether de certa forma parece com o Bitcoin (  é uma criptomoeda descentralizada ) quando se trata de aspectos da criptomoeda. Porém a realidade é que são projetos diferentes e com objetivos diferentes.

O BITCOIN é uma criptomoeda descentralizada , a primeira do mundo. O Bitcoin estabeleceu uma criptomoeda relativamente estável e é a de maior sucesso até o momento.

O ETHEREUM é uma plataforma multiuso descentralizada que usa tecnologia blockchain e possui uma moeda digital (Ether) que é  um componente de contato inteligente.

Como funciona o Ethereum

O Ethereum é baseado no protocolo Bitcoin e no design Blockchain, porém é ajustado para que aplicativos possam ser suportados em sistemas monetários. A semelhança entre os dois Blockchain é que eles armazenam históricos de transações das suas respectivas redes.

Porém os Blockchain do Ethereum faz muito mais, além de armazenar os históricos de transação das redes o Ethereum ele baixa todos os estados mais recentes e informações atuais dos contratos inteligentes dentro da própria rede.

A seguir separei algumas vantagens  do Ethereum. Confira:

Vantagens do Ethereum:

1 –  A plataforma é imune a qualquer intervenção de terceiros, pois a rede não pode ser controlada por ninguém, basicamente a rede é formada por consenso, ou seja, todos os nós precisam concordar com todas as alterações feitas nele. Com isso são eliminadas qualquer possibilidade de corrupção ou fraude.

2 – A plataforma é completamente descentralizada, ou seja, não existem falhas, dessa maneira, os aplicativos ficam sempre online e nunca desativados.

3 –  A segurança criptográfica faz com que a rede esteja sempre segura e protegida contra ataques de hackers ou fraudes.

Quais aplicativos foram desenvolvidos na plataforma

O Ethereum pode abrir o mundo de aplicativos descentralizados até mesmo para pessoas que não possuem conhecimento técnico.

A plataforma possui potencial  para disromper muitas indústrias que dependem do controle centralizado, como finanças, seguros, etc.

Veja a seguir uma lista com alguns aplicativos descentralizados que foram desenvolvidos pelo Ethereum. Confira:
  • Augur  –  Basicamente o Augur é um mercado de previsão e adivinhação de código aberto que dá recompensa às previsões certas.
  • Alice – É uma plataforma que visa trazer transparência ao financiamento social por meio da  tecnologia Blockchain.
  • Bitnation – A Bitnation contém as mesmas funções de uma nação tradicional, como seguro, educação, carteiras de identidade, programas de diplomacia, inclusive para embaixadores e refugiados, etc. 
  • Ethlance –  É uma plataforma freelance que permite a troca de trabalho por Ether em vez de outras moedas.
  • Ether Tweet  – Este aplicativo pega sua funcionalidade do Twitter, fornecendo aos usuários uma plataforma de comunicação completamente sem censura.
  • Etheria – Este  aplicativo é semelhante ao Minecraft, mas ele existe inteiramente no Ethereum Blockchain.
  • Gnosis –  Esse aplicativo é um mercado de previsão descentralizado que permite aos usuários votar em qualquer coisa, desde o clima até os resultados eleitorais.
  • Uport – É um aplicativo que  fornece aos usuários um ID de auto soberania que permite que eles coletem verificações, efetuem login sem senhas, assinem transações digitalmente e interajam com aplicativos Ethereum.
  • Provenance – Esse projeto visa criar uma estrutura aberta e acessível para informações em que os consumidores possam tomar decisões informadas sobre suas compras. Esse processo é  feito através do rastreamento de origens e histórias dos produtos.
  • Weifang – É uma plataforma aberta para campanhas de financiamento coletivo que implementa contratos inteligentes.
Como conseguir Ether

Existem duas formas de obter o Ether, comprando ou minerando. A maneira mais conveniente de comprar Ether é na casa de câmbio, basta você encontrar uma casa de câmbio que negocie em Ether.

Outra alternativa é através de negociação peer-to-peer, onde você paga por qualquer moeda acordada incluindo criptomoedas e Bitcoin, esse processo pode ser feito online ou não.

E por último você pode obter Ether minerando-os. A mineração de Ethereum contribui com o seu poder computacional para resolver problemas matemáticos, onde podem ser fechados blocos de ações dentro da rede.

Moradores que completam sucesso nessas tarefas recebem recompensas por cada bloco minerado.

Veja a seguir onde você pode comprar e vender Ether, confira:

  • Coinbase – é usada por investidores confiáveis – 32 países.
  • Gemini –  é uma casa de câmbio de Ether e Bitcoin – 42 estados norte americanos
  • Cex.io – Facil negociação para usuarios – Mundo interiro
  • Bittrex – Possui amplo suporte para moeda digital – Mundo inteiro
  • Coinmama –  É uma plataforma de corretores veteranos – 
  • Kaken – Maior casa de câmbio em volume e liquidez em Euro – Mundo inteiro
  • GDAX – Possui comerciantes ativos digitais – Europa, Canadá, Reino Unido e Austrália
  • ShapeShift – Casa de câmbio que suporta uma larga gama de criptomoedas –  Mundo inteiro
  • Poloniex – Oferece variedade de pares de moedas e análise de dados – Mundo inteiro
  • Bitstamp – Possui uma base de clientes fieis – Mundo inteiro

Conclusão

Hoje você aprendeu sobre Ethereum que é uma plataforma descentralizada que é capaz de executar contratos inteligentes e também aplicações descentralizadas com a tecnologia blockchain. 

Espero que tenha gostado das informações, se tiver dúvidas deixe nos comentários e até a próxima.

Com informações do site: JORNAL CONTABIL